A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou, na última semana, o lançamento do programa Escola da Família 2.0 e a abertura das inscrições do Bolsa do Povo Educação – Ação Responsáveis.
No novo formato, permanece a abertura das escolas aos finais de semana para integração com a comunidade e desenvolvimento de atividades ligadas aos eixos da Base Nacional Comum Curricular, com esporte, cultura, saúde, trabalho e aprendizagem. Como novidade, o programa vai priorizar unidades em situação de maior vulnerabilidade, contratar estagiários de nível superior e médio para atividades operacionais e dar apoio às atividades na semana letiva.
A carga horária do responsável será de quatro horas diárias, totalizando vinte horas semanais de trabalho. O valor mensal do benefício é de R$500.
Para participar das novas inscrições, é necessário: ser responsável legal pelo aluno da rede estadual; estar desempregado há pelo menos três meses; morar, preferencialmente, próximo à unidade escolar; ter idade entre 18 e 59 anos; não estar com cadastro ativo no Programa.
A inscrição pode ser feita pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br/, até 24 de abril. Em seguida, os candidatos passarão pelo processo de ranqueamento por critérios de prioridade e de validação das documentações pela Diretorias de Ensino. Os candidatos que integrarem a ação participarão, antes de iniciarem as atividades, de uma formação, a qual tem previsão de início em 9 de maio.