Na última terça-feira, o estado de São Paulo iniciou a vacinação de idosos com 60 anos ou mais e professores das redes pública e privada. Os novos públicos foram definidos para a segunda etapa da campanha e somam mais de 7,8 milhões de pessoas.
Também poderão comparecer aos postos as pessoas que integram a primeira etapa da campanha – crianças, grávidas, puérperas e profissionais da saúde. A cobertura vacinal ainda é inferior a 30% nestes públicos.
Em respeito às medidas restritivas contra a Covid-19 que visam evitar aglomerações, o cronograma da campanha foi dividido em três etapas que se estenderão até o dia 9 de julho.
A terceira e última etapa começa no dia 9 de junho e busca alcançar 5,1 milhões pessoas com comorbidades e com deficiências (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Quem está nos grupos da campanha de vacinação da gripe e entre os públicos prioritários da vacinação contra a Covid-19, deve respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas à estas doenças.
Para aqueles que têm interesse em intercalar o cronograma, como o imunizante contra o novo coronavírus é aplicado em duas doses, é possível receber a primeira, aguardar 14 dias para receber a da gripe, e depois esperar no mínimo mais 14 dias para receber a segunda dose contra a Covid-19.