A Secretaria de Políticas para a Mulher e o Ministério Público de São Paulo reforçaram o compromisso do estado de combater a violência contra a mulher ao assinar o Pacto ‘Ninguém Se Cala’. O objetivo é garantir a proteção de vítimas de assédio, abuso, violência e importunação sexual.
O compromisso envolve ações e iniciativas preventivas, como palestras e workshops, além de cartazes em ambientes públicos e privados a fim de sensibilizar a sociedade e incentivar a adoção de medidas concretas.
O programa também vai disponibilizar canais de denúncia acessíveis, garantindo que todas as mulheres recebam apoio imediato e adequado.
“Unir forças é um passo fundamental na construção de um ambiente mais seguro e respeitoso para as mulheres em todos os espaços. O pacto representa um compromisso de diversas entidades para erradicar todas as formas de violência que ainda afligem tantas mulheres em nosso estado”, reforça a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.
Lançado em 2023, o Protocolo ‘Não Se Cale’ também é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para a Mulher que visa combater a violência contra a mulher em bares, baladas, restaurantes e eventos. O protocolo orienta os estabelecimentos a treinarem seus colaboradores para prestar auxílio adequado às vítimas de violência e assédio.
A mulher em situação de risco pode pedir ajuda de forma verbal ou por meio de um gesto de socorro amplamente conhecido: a palma da mão aberta para cima, com o polegar flexionado ao centro e os dedos fechados em punho. O acesso ao curso de capacitação pode ser feito através do link https://www.mulher.sp.gov.br/naosecale/.