Estado assina convênio com 20 municípios da região para desenvolvimento de ações na educação

Medida veio para aprimorar a fluência da prática da leitura dos estudantes do ensino fundamental

Na terça-feira, 25 de junho, o governador do estado em exercício, Felício Ramuth, assinou um convênio com 365 cidades paulistas visando aprimorar o desenvolvimento da fluência na leitura por parte dos alunos, com parte do processo de alfabetização em sala de aula na rede municipal de ensino.

A iniciativa, que beneficiará mais de 1 milhão de estudantes, faz parte de uma etapa complementar ao programa Alfabetiza Juntos SP, cujo foco é alcançar a alfabetização de crianças até os sete anos, até 2026, em todo o estado de São Paulo.

A formalização do convênio aconteceu em cerimônia na Secretaria de Educação, na Praça da República, na capital paulista, e contou com a participação do secretário da pasta, Renato Feder, prefeitos e secretários de Educação de cidades parceiras do programa.

“Assim que assumimos, percebemos que era preciso inovar. E essa nova dinâmica passa a fazer parte do dia a dia das salas de aula de São Paulo, com mais uma ferramenta transformadora e que será muito importante para conseguirmos atingir a meta de 90% de alfabetização no estado até 2026”, afirmou Ramuth.

Ele, ainda, destacou que esses são os primeiros passos de diversas ações conjuntas que o governo pretende promover entre as redes municipal e estadual de ensino, objetivando “avançar no cuidado e no desenvolvimento dos nossos alunos”.

Ribeirão Preto e região fazem parte dessa ação do Executivo estadual. Cidades como Barrinha, Batatais, Bebedouro, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Dumont, Guariba, Luís Antônio, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Pitangueiras, Pradópolis, Ribeirão Preto, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taquaral e Viradouro, aderiram ao convênio e serão contempladas com acesso às ferramentas de alfabetização.

Essa parceria permite às prefeituras acesso à plataforma Elefante Letrado, que dispõe de um acervo com mais de 500 livros infantis em língua portuguesa e inglesa, além de outras funcionalidades, como aplicação de provas online para atestar a fluência dos alunos em leitura, voltada a todos os anos do ensino fundamental.

O acervo com os materiais serve como apoio para ao processo de leitura que já vem sendo elaborado em sala de aula, e pode ser apresentado para a leitura ou para a audição. Cerca de 600 mil estudantes das unidades estaduais de ensino utilizam essa ferramenta.

Renato Feder, na ocasião, anunciou que está previsto um pagamento de R$ 300 milhões às escolas que alcançarem metas de avaliação a partir de 2024. Esses objetivos são medidos por meio do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

Feder apontou, ainda, a parceria com a Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) para o andamento desse projeto.

O programa, além de formar professores e de usar materiais didáticos específicos, aplica duas avaliações de Fluência Leitora anuais para os alunos do 2º ano do ensino fundamental, tanto na rede municipal – para os municípios parceiros –  quanto estadual. Com o Elefante Letrado, será possível estender essa faixa para os estudantes do 3º, 4º e 5º ano com acesso imediato a um mapa do desenvolvimento de cada um em sala de aula.

Registrando

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no

ALERTA DE GOLPE

A psicóloga Silvana Salgado, esposa do médico, Dr. Guilherme Salgado, entrou em contato com o jornal O Imparcial pedindo ajuda

CAMPANHA DE INCLUSÃO

Nesta segunda-feira, 15, a equipe da Ollor Color, empresa voltada a produtos capilares e cosméticos, anunciou uma nova campanha de