Lançado em 2013, obra teve edição esgotada rapidamente; livro é composto por vinte e um contos inspirados em fatos reais e diários
Amantes da boa leitura, contam com uma nova opção desde o inicio do mês. Uma opção que tem os seus laços em Monte Alto.
“O Chapéu de Alberto”, segundo livro da escritora montealtense Isa Oliveira (Izilda), colunista deste semanário, é composto por vinte e um contos, em sua maioria inspirados em fatos reais, ocorrências do dia a dia, acontecimentos bizarros, divertidos, emocionantes. Alguns, como o que dá título ao livro, “Presunto com Melão”, “She” e “A lei da inércia”, possuem traços autobiográficos e vários deles são ambientados em Monte Alto. Lançado em outubro de 2013, o livro teve a primeira edição esgotada em pouquíssimo tempo e é lançado agora em segunda edição pela Editora Letras do Pensamento.
É um livro que diverte e, ao mesmo tempo, emociona. Alguns contos são leves, de leitura fácil, outros maisdensos, levando o leitor a refletir sobre os próprios valores, sobre a desigualdade social, os desencontros amorosos, a hipocrisia e as decepções que fogem ao controle do ser humano. Esses contos, bem humorados ou mais sérios, convivem entre si como bons vizinhos em cujas casas se misturam humor, alegria, tristeza, decepção, revolta, ternura, vida, morte, amor, indignação, esperança.
O livro trata de temas como a infância maltratada e viaja no tempo até encontrar o personagem do conto “She”, que descreve o drama de uma pessoa com Alzheimer. Em “O lobisomem” a autora trata, de forma bem humorada, das crendices populares ainda presentes em muitas pessoas. “A prenda” e “Deus é pai” falam da crença no azar e da corrupção.
É uma leitura que cativa e, ao chegar ao final de uma história, o leitor estará ávido pela história seguinte. A identificação com os personagens é inevitável, pois sob a aba do “Chapéu de Alberto” se reúnem e se abrigam pessoas reais, situações reais, sentimentos reais, ainda que vestidos com a roupagem da ficção e da fantasia.
O livro pode ser adquirido pelo site www.letrasdo pensamento.com.br, ou autografado, direto com a autora, pelo e-mail izilda.oli veira@usp.br