Na manhã de sexta-feira, 24, alunos, professores e comunidade puderam acompanhar a “Culminância de Eletivas”, evento realizado pela escola Dr. Luiz Zacharias de Lima. Com o objetivo de mostrar a todos o progresso que a educação propaga na sociedade, o encontro trouxe projetos bem elaborados pelos estudantes.
Quem compareceu ao encontro pôde apreciar trabalhos que abordavam uma variedade de temas que ultrapassam os conteúdos aprendidos em sala de aula. Entre eles se destacam apresentações de eletivas de música e dança; futebol (regras, esquemas táticos e história do futebol feminino); violência doméstica (assédio, feminicídio, impactos psicológicos, maus tratos a crianças e idosos); turismo em Monte Alto (exibição de pontos turísticos do município e mostra do novo mapa turístico da cidade); fotografia (exposição de máquinas fotográficas antigas e fotos de lugares históricos de Monte Alto); Recicla Arte (confecção de produtos com materiais que seriam descartados); culinária – Contar… Comer e viver feliz; que tem o propósito de envolver a matemática e a língua portuguesa na interpretação, confecção da receita e a quantidade equilibrada dos ingredientes, e uma campanha de incentivo à reciclagem e de combate à violência contra animais.
Os alunos também apresentaram ao publico o espaço que abrange a horta orgânica da escola, com o plantio de verduras e legumes de maneira sustentável. No final do evento, houve uma simulação de incêndio na escola, que envolveu estudantes, professores e também os visitantes.
Em entrevista ao jornal O Imparcial, a professora de língua portuguesa da escola, Soraya Tavares comentou sobre o papel das Eletivas no aprendizado dos alunos: “A eletiva hoje faz parte do currículo do ensino fundamental e médio, demonstrando o progresso e a cultura que a educação vai propagando dentro da nossa sociedade”, pontua.
“É uma grande oportunidade para que, tanto alunos quanto professores, possam crescer fora de suas áreas de conhecimento”, completa Soraya.
Com um número expressivo de visitantes, e a volta gradativa da realização de eventos, a professora revela que o simpósio escolar surpreendeu o que era esperado: “Superou nossas expectativas. Foi com muito otimismo que nós realizamos a culminância, mas já preparados para entender a falta das pessoas para nos visitar”. E finaliza “Agora o que surpreendeu mesmo foi a alegria que todo mundo trouxe, e principalmente a consciência e postura dos nossos alunos, querendo mostrar aquilo que a eletiva ensinou para ele, o conhecimento que ela trouxe”.