Em outubro, a equipe de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal, junto ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), iniciou um programa de busca ativa de casos de câncer bucal na cidade e de pacientes tabagistas que desejam parar com o tabaco.
A fim de capacitar agentes comunitários, foram realizados treinamentos nas Unidades de Saúde, onde receberam informações e fichas especializadas para preencher durante as visitas domiciliares.
“Estas fichas contêm dados que mostram a saúde dos tabagistas e o grau de dependência de cada paciente. Também informam os residentes sobre os cuidados com as próteses, que devem ser retiradas ao dormir para não causar problemas bucais”, explica a Dra. Luciana Denadai Fantini, responsável pelo programa.
Os casos de lesões e machucados na boca são encaminhados às Unidades de Saúde mais próximas, que estão preparadas para fazer o exame clínico odontológico pelos cirurgiões-dentistas da rede municipal.
Os casos em que o tabagista deseja ajuda para parar com o hábito do cigarro são encaminhados diretamente ao CAPS, junto ao coordenador Janderson Nascimento.
“Essa é a maneira mais eficaz de identificar e encaminhar rapidamente os casos com suspeita de câncer e outras doenças bucais para a rede especializada, pois a doença quando diagnosticada precocemente, tem cura”, acrescenta Dra. Luciana.