Por Câmara Municipal de Monte Alto
A Comissão Temporária que acompanha a regularização dos serviços de Auxílio Alimentação, benefício destinado aos servidores públicos municipais de Monte Alto, realizou na tarde de quinta-feira (2) duas reuniões, transmitidas em tempo real na página da Câmara Municipal no Facebook.
Na primeira reunião, às 13 horas, os vereadores que compõem a Comissão Temporária receberam João Santos, gerente comercial da M&S Benefícios, empresa que emergencialmente realizará a gestão do serviço de vale-alimentação, após a interrupção com a SindPlus.
O representante da M&S iniciou sua participação fazendo uma apresentação da empresa, com sede em Nova Odessa (SP). Em diversos momentos, João fez referência aos 15 anos neste ramo e no histórico de atendimento com outros municípios neste período, buscando tranquilizar os servidores em relação aos últimos incômodos no funcionamento da antiga empresa.
O presidente da Comissão Temporária, Prof. Thiago Cetroni, interpelou a empresa a respeito de uma lista divulgada com 23 empresas que trabalhariam com o novo cartão, e questionou também quais foram as garantias apresentadas aos receosos comerciantes. Segundo João, garantias e prazos de pagamento foram negociadas individualmente, com cada empresa que passa a aceitar o cartão em Monte Alto.
Após questionamentos feitos pela comissão e pelos servidores públicos que acompanhavam pela internet e enviavam os seus comentários, o representante da M&S levou à empresa alguns pontos que exigirão atenção, como empresas que estariam na lista divulgada e que ainda não estariam aptas a aceitarem o cartão, segundo os próprios comerciantes. O novo cartão passou a ser aceito, nos estabelecimentos credenciados do município, nesta sexta-feira, dia 3 de junho.
Na segunda reunião, Executivo presente e uma dúvida: o que fazer com o saldo retido no cartão anterior?
Após a reunião com a nova empresa, o Poder Executivo se fez presente para a segunda reunião do dia. O assunto principal, neste momento, era o saldo remanescente do antigo cartão SindPlus.
Para responder às dúvidas, representaram a Prefeitura de Monte Alto: o secretário dos Negócios Jurídicos, Dr. José Henrique Frascá Júnior; o secretário de Administração, Ulisses Santana da Silva; e a diretora de Recursos Humanos, Elaine Marabita Savian.
Segundo os gestores das pastas, o contrato com a antiga empresa foi interrompido assim que as cláusulas passaram a não ser mais cumpridas. A empresa apresentou recurso, que está em prazo de análise pelo setor de Licitações. Após este prazo legal, prefeitura pode tomar medidas relacionadas ao saldo não utilizado pelos servidores públicos, valor agora retido e sem possibilidade de utilização, já que o município e região não contam mais com empresas credenciadas no cartão SindPlus.
Ainda sobre o valor retido, segundo o secretário Dr. Frascá, não é possível mensurar o total, pois depende de cada servidor e seus extratos individuais. Por isso, o Departamento de Recursos Humanos faz o levantamento com os servidores lesados, chegando já a 90% do público com valores no antigo cartão.
A última notícia da empresa, segundo a diretora Elaine, é de 24 de maio, quando entraram com recurso no setor de Licitações do município. Porém, em conversa com outros municípios que eram atendidos pela SindPlus, todas as tentativas de diálogo falharam, com a empresa retirando seus escritórios e não atendendo mais telefonemas ou e-mails.
Outra preocupação é com os comerciantes com débito com a ex-prestadora do serviço. Segundo a diretora do RH, reuniões com a classe e ACIMA devem ser realizadas para tratar das providências a serem tomadas.
Além dos vereadores e dos servidos públicos que participaram remotamente, os encontros contaram com a presença de Pedro Perdonatti e Ednilson Fenerick, presidente e diretor da Associação Comercial e Industrial de Monte Alto (ACIMA); Rosângela Mendonça, presidente da Associação dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais; e Antonio Mariano Bianco Serrano, membro do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
Ao término da reunião, as mensagens enviadas por servidores e estabelecimentos mencionados na lista colaboraram com os ajustes necessários. A Comissão inspecionou o início do funcionamento do novo cartão e, segundo os vereadores, não foram registrados problemas relacionados ao serviço.
Sobre a Comissão Temporária
A Comissão Temporária de acompanhamento da regularização da prestação de serviços do Auxílio Alimentação dos servidores públicos municipais foi criada na Sessão Ordinária do dia 23 de maio, através do Requerimento 65/2022, de autoria do vereador Prof. Thiago Cetroni e aprovada por unanimidade. O autor é presidente da comissão, que conta também com os trabalhos dos vereadores e membros Thiago Durigan, Prof. Baltazar Garcia, Paulo César Carello e Marcos Manzotti. Ao todo, são 1750 servidores públicos municipais atendidos com o benefício de vale-alimentação.