Na sexta-feira, 8 de julho, os rotarianos participaram da solenidade de transmissão de cargos do Rotary Club de Monte Alto e da Casa da Amizade para o ano rotário 2022/2023. Na ocasião, Robson Monteiro e Natalie Gazignato de Salles Monteiro assumiram os trabalhos como presidentes dos clubes locais.
O então presidente do Rotary, Thiago Oliva, usou da palavra para dar início à solenidade, convidando a Casa da Amizade para começar os trabalhos. Após a posse de Daniela Marcussi como nova companheira da Casa, foi divulgado o nome da companheira eleita como “Companheira do Ano” na gestão 2020/2021, Natália Giancotti Ferreira, que recebeu o troféu.
A ex-presidente Edilaine Oliva recebeu um mimo de todas as companheiras pelo trabalho realizado como presidente no ano rotário 2021/2022 e usou da palavra para fazer suas considerações finais. Depois, passou o cargo de presidente à Natalie, com a entrega do distintivo e um mimo, símbolos da transmissão.
Concluídos os trabalhos da Casa da Amizade, Thiago Oliva deu início aos protocolos do Rotary Club de Monte Alto, entregando um mimo ao coordenador assistente do grupo 6 do ano rotário 2021/2022, Júlio César Saccani, do Rotary Club de Matão, como agradecimento pelo apoio recebido.
Depois, transmitiu o cargo ao presidente eleito 2022/2023, companheiro Robson Monteiro, colocando o distintivo de presidente na lapela de seu paletó, que simboliza a transmissão do cargo, e fez a entrega do sino e martelo ao companheiro.
Na sequência, Rafael e Rodrigo, filhos dos novos presidentes, foram convidados a entrarem com o banner do ano rotário 2022/2023. Robson divulgou o novo Conselho Diretor e trocou presentes com o ex-presidente, Thiago Oliva.
Como forma de reconhecimento pelo trabalho prestado ao Rotary, Magnobaldo de Oliveira Santos recebeu o troféu de “Companheiro do Ano”, Wagner Penharbel foi homenageado como “Companheiro 100%” e o prêmio de “Companheiro Destaque” ficou para José Manuel da Cruz Neto Henriques.
Além disso, Antônio Aparecido Agostini, governador distrital do ano rotário 1998/99, e Samara Garcia receberam o título “Companheiro Paul Harris” com uma Safira, homenagem feita àqueles que doam mil dólares à Fundação Rotária.
Por fim, Agostini fez uso da palavra e o atual presidente Robson deu continuidade à solenidade, encerrada com seu discurso oficial, em que salientou que não medirá esforços no ideal de servir, certo de contar com o apoio de todos.