Encerrando o ano de atividades com esta edição, O Imparcial conversou com o prefeito João Paulo Rodrigues, que está em seus últimos dias como governante do município. Por email, João – que foi sempre solicito e de fácil acesso durante o seu mandato – respondeu a vários questionamentos deste semanário, abordando pontos sobre os últimos quatro anos, a derrota na eleição de 15 de novembro, e o seu futuro profissional. Confira!
Jornal O Imparcial: Qual o seu sentimento pessoal após esses quatro anos de mandato?
João Paulo Rodrigues: Sentimento de dever cumprido, de terminar mais uma missão e começar um novo ciclo. Foi muito bom ser gestor municipal porque adquiri muito conhecimento sobre a vida pública.
Jornal O Imparcial: O João Paulo que está saindo da Prefeitura é o mesmo João Paulo que entrou?
João Paulo Rodrigues: Sem dúvida, sempre com os mesmos princípios da seriedade, da honestidade, a transparência e do respeito. São valores que carrego onde estive, dentro e fora da vida pública. Aliado a isso, agora com mais maturidade, com mais experiência profissional.
Jornal O Imparcial: Você se arrepende de algo que fez ou precisou fazer durante o mandato?
João Paulo Rodrigues: Não levo arrependimentos, entendo que fiz o que foi necessário, com os recursos que a Prefeitura teve e dentro do que a legislação permitiu. Tomamos decisões acertadas e que serão importantes para o futuro do município, ainda que algumas fossem impopulares. Mas me coloquei à disposição para a função sabendo disso e cumpri com o meu propósito, apesar das intempéries algumas vezes passadas ao longo destes quatro anos.
Jornal O Imparcial: É inevitável falar da Eleição. Como você recebeu o fato de ter ficado em terceiro lugar e a que atribui essa colocação?
João Paulo Rodrigues: Recebi de forma bastante tranquila, as votações entre os três candidatos não foram distantes. Vivemos em um país democrático e respeito a vontade popular. Afinal de contas, ela que me proporcionou também exercer a função de vereador, depois de vice-prefeito e, por fim, prefeito.
Jornal O Imparcial: Como está sendo o seu contato com a prefeita eleita Maria Helena Rettondini?
João Paulo Rodrigues: Muito cordial! Estabelecemos uma composição para a transição de governo e a Prefeitura, como sempre, está de portas abertas. Coloquei todos os gestores à disposição do novo governo, prestando todos os esclarecimentos necessários para que o bom trabalho tenha continuidade dentro do Poder Executivo.
Jornal O Imparcial: E para o futuro, o que o João Paulo Rodrigues irá fazer?
João Paulo Rodrigues: Sou agricultor e engenheiro agrônomo, vou regressar às minhas origens, me dedicar à agricultura. Ali está o trabalho que desempenhei por quase toda a vida, onde construí minha história e família.
Jornal O Imparcial: Você continuará na política? Podemos esperar você na disputa por algum cargo daqui a quatro anos?
João Paulo Rodrigues: O futuro a Deus pertence, ainda está muito cedo para afirmar ou negar isso, mas já fui presidente do Sindicato Rural, vereador, vice-prefeito, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, prefeito… já contribuí com a minha experiência, conhecimento e coloquei à disposição do cargo minha lisura administrativa. Por enquanto, é mais prudente esperar para decidir.
Jornal O Imparcial: Por fim, qual a mensagem final do Prefeito João Paulo Rodrigues aos munícipes? E também, qual a mensagem do cidadão montealtense João Paulo Rodrigues?
João Paulo Rodrigues: Em toda minha vida política, sempre me utilizei de dois importantes conselhos que recebi do meu saudoso pai.
O primeiro: “governo limpo começa com uma campanha limpa”. Isso eu consegui novamente fazer ao lado do meu amigo João Picolo. Eu sou muito grato por ter conseguido administrar com sabedoria, encerrando esta passagem sem manchas profissionais ou morais.
O segundo conselho: “uma cidade é sempre mais importante do que quem a governa”. Acreditar nisso me proporcionou colocar Monte Alto sempre em primeiro plano, preparando um município mais acolhedor com as pessoas que mais precisam, mais seguro, mais preocupado com o futuro ambiental.
Como cidadão, eu desejo que a próxima gestão municipal desempenhe um excelente trabalho, pois é o que todos esperam. Ainda há muito a se concluir e muito para se conquistar, mas o caminho foi traçado e se mostrou correto.