Em ‘caminhada de fé’, milhares de devotos irão aos pés da Virgem Montesina neste fim de semana

Tradicional e histórica peregrinação tem seu ponto alto a partir desta sexta-feira, 6, e segue até o domingo, 8

Ano a ano, com muita fé e devoção, milhares de fiéis encaram o trajeto de 18 km (quando o ponto de partida é Monte Alto) rumo ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina, no Distrito de Aparecida. A tradição centenária é um dos pontos altos das comemorações religiosas voltadas à Virgem Montesina neste mês de setembro.

Os objetivos são variados e vão desde o agradecimento a graças alcançadas até a realização de novos pedidos e promessas. Para muitos devotos, o esforço físico é uma maneira de enfatizar sua intenção a Nossa Senhora.

Compartilhada entre gerações e forte símbolo da cultura local, a peregrinação ganha mais força a cada ano que passa e, em 2021, foi tombada patrimônio cultural de natureza imaterial através da Lei Municipal nº 3.720, com o objetivo também de ser preservada.

Ao longo dos anos, uma verdadeira força-tarefa foi sendo estruturada para garantir maior segurança aos fiéis. Atualmente, os que se dedicam a realizar o trajeto têm à disposição o apoio do Poder Público, da Concessionária de Rodovias TEBE e de voluntários.

Em 2021, a Prefeitura Municipal lançou um guia completo destinado aos peregrinos, com o objetivo de centralizar todas as informações em um único lugar. O material reúne detalhes importantes para que os romeiros possam planejar sua caminhada ao Santuário, reforçando o compromisso com a preservação e a manutenção deste importante ícone religioso.

A ação foi continuada nos anos seguintes e a edição de 2024 já está disponível no site da Prefeitura ou nos canais da imprensa local.

A caminhada de fé reúne romeiros de Monte Alto e de toda a região especialmente a partir desta sexta-feira, 6, e até o domingo, 8. A extensa programação de missas foi pensada a fim de atender todos aqueles que chegarão ao Santuário nestes dias, nos mais variados horários.

No dia 7, a primeira missa com os peregrinos acontece à 1h. Ao longo do dia também serão realizadas às 5h, 7h, 9h e 12h. Às 15h, será celebrada a missa pelos enfermos. O último dia da novena será às 19h, enquanto a missa da “passagem” encerra a programação do dia, às 23h.

No dia 8, data dedicada a Virgem Montesina, a programação também é extensa, tendo início também à 1h, com missa com os peregrinos. As celebrações com os romeiros também acontecem às 3h, 6h, 8h, 10h e 12h. Às 17h, missa seguida de procissão solene.

Nos dias de festa, o Distrito de Aparecida se transforma em um centro de devoção, recebendo visitantes que vêm não só pela fé, mas pela atmosfera festiva e comunitária. A tradição religiosa ganha tom festivo com as celebrações das missas e a realização da festa social no Pavilhão de Festas do Distrito “Dr. Aurélio Nardini”.

 

Registrando

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no

ALERTA DE GOLPE

A psicóloga Silvana Salgado, esposa do médico, Dr. Guilherme Salgado, entrou em contato com o jornal O Imparcial pedindo ajuda

CAMPANHA DE INCLUSÃO

Nesta segunda-feira, 15, a equipe da Ollor Color, empresa voltada a produtos capilares e cosméticos, anunciou uma nova campanha de