Criado em 1936 por Horácio ‘Baby Barioni’, tendo Monte Alto como ‘berço’, a competição, a princípio, era denominada “Campeonato Aberto do Interior” e contava somente com a disputa do basquete. Em sua primeira edição, seis cidades se reuniram para competir no torneio: Monte Alto, Franca, Mirassol, Olímpia, Piracicaba e Uberlândia; o título ficou com a cidade mineira.
Em 1937, o campeonato, disputado em Uberlândia, incluiu a modalidade natação às disputas. No ano seguinte, em Sorocaba, o atletismo ganhou destaque e passou a integrar o quadro de categorias do torneio. No ano de 1940, na cidade de São Carlos, os Jogos já contavam com cinco modalidades sendo disputadas, com o tênis e tiro ao alvo sendo incluídos. Em 2018, com ainda mais destaque, a competição passou a receber disputas de mais de 20 categorias.
O torneio deixou de ser realizado em 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid19. Neste ano, a “Olimpíada Caipira” acontece em São Sebastião, no litoral paulista, entre os dias 3 e 15 de outubro, e deve contar com mais de 15 mil atletas de 200 cidades que vão competir em 27 modalidades diferentes.
Representando o município, estão os atletas do futsal sub-21 do MAC, que garantiram o título da categoria nos Jogos Regionais 2022 e conquistaram o acesso à “Olimpíada Caipira”. O time é formado por: Kauan, Batuta, Pão, Adrian, Nenê, Patrick, Vinícius, Dezinho, Guzola, Pereira, Ventura, Delfino, Igor, Kayque; a comissão técnica é composta pelo técnico e secretário de Esportes, João Fellippe, pelo auxiliar, Léo, pelo massagista, Toninho, e pelos dirigentes, Ronaldo Ganzella e Fabinho.
A equipe, que busca o título inédito da categoria, integra o Grupo C dos Jogos Abertos, juntamente com os times de Louveira, Birigui e Guarujá. O primeiro colocado de cada grupo garante vaga direta às quartas de final; o segundo, disputa as oitavas. A modalidade sub-21 do futsal será realizada entre os dias 9 e 15 de outubro.