Neste domingo, 6 de outubro, os eleitores irão às urnas para escolher seus candidatos e candidatas aos cargos de prefeito e vereador. Em Monte Alto, são 36.596 os montealtenses aptos a exercer o direito ao voto, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para o cargo de chefe do Executivo, os eleitores terão de escolher entre Maria Helena Rettondini (PSD), que concorre à reeleição ao lado de seu atual vice, Dr. Joaquim (Republicanos); e Julio Raposo (MDB), que pela segunda vez concorre ao cargo de prefeito, desta vez ao lado de Thiago Durigan (PL).
Já para o Legislativo municipal, os eleitores deverão escolher um candidato entre os 147 que estão na corrida eleitoral.
O QUE LEVAR NO DIA DA VOTAÇÃO – Para acessar a urna, o eleitor deve apresentar, obrigatoriamente, um documento pessoal com foto para comprovar a identidade.
Poderão ser utilizados os seguintes documentos: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte; carteira profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; CNH.
LOCAIS DE VOTAÇÃO – A 76ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Monte Alto, Vista Alegre do Alto e Pirangi, totaliza 19 locais de votação. Destes, 14 estão em Monte Alto – incluindo um no Distrito de Aparecida e outro em Ibitirama -, dois estão em Vista Alegre do Alto e outros três estão em Pirangi.
Os locais de votação funcionarão das 8h às 17h. Para conferir a escola em que vota e sua seção, o eleitor deve acessar o site www.tse.jus.br e clicar no menu “Serviços eleitorais”, na barra superior da página. Depois, acesse “Local de votação/zonas eleitorais” e, em seguida, “consulte onde votar”.
Preencha os campos com o nome ou o número do título de eleitor ou o CPF, a data de nascimento, o nome da mãe e clique em “Entrar”.
Já o aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, oferece acesso ao local de votação logo na tela de início, abaixo do nome da eleitora ou do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o aplicativo guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral.
O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos. Por isso, quem não comparecer às urnas precisa justificar a ausência para não enfrentar problemas com a Justiça Eleitoral.