Eleição define os novos membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024/2027

Com voto facultativo, eleição do órgão contou com participação de quase três mil montealtenses; três conselheiros foram reeleitos

Estão definidos os cinco novos membros que formarão o quadro do Conselho Tutelar de Monte Alto pelos próximos quatro anos. Cerca de três mil eleitores montealtenses compareceram à E.E Dr. Luiz Zacharias de Lima no último domingo, 1º de outubro, para eleger os responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes no município.

Dentre os 20 candidatos que estavam na disputa, foram eleitos: Alexandre Moratta (420 votos), Márcia Deluca (295 votos), Adele Cristóforo (277 votos), Aninha Amorin (257 votos) e José Ricardo dos Reis (242 votos). Ficaram como suplentes: Luzia Moretto (159 votos), Aureo Fenerich (152 votos), Naiara Vivan (138 votos), Jaqueline Domingues Ré (136 votos) e Marcel Navarine (134 votos).

Três dos cinco eleitos titulares para o quadriênio 2024/27 já desempenhavam a função de conselheiros tutelares no município e foram reeleitos, sendo eles Márcia Deluca, Aninha Amorin e José Ricardo dos Reis.

O processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que contou com o apoio do promotor de justiça de Monte Alto, Dr. Pedro Fernandes Castelo Maciel, e da Comissão Eleitoral, formada pela presidente, Eliana Ianilli; pelo vice-presidente, Robson Chiminelli; pela secretária, Sandra Aparecida Neves Scatolim; pelas secretárias adjuntas, Sonia Regina Bergamo Lampa e Sueli Aparecida Garatini Lozano; e pelas assessoras jurídicas da OAB, Dra. Paola Alves Martins dos Santos e Dra. Ana Lucia Haddad Paulo.

Comissão Eleitoral responsável pela organização e realização do pleito junto ao promotor Dr. Pedro Fernandes Maciel

A eleição do Conselho Tutelar ocorre em data unificada em todo o território nacional a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro, no ano subsequente ao da eleição presidencial.

Por ter voto facultativo, as eleições para o Conselho apresentam, historicamente, um baixo número de eleitores. Em Monte Alto, dos 38.413 eleitores aptos a votar, apenas 2.718 compareceram às urnas, o que representa uma abstenção de 92,92%.

Na E.E Dr. Luiz Zacharias de Lima foram disponibilizadas oito seções de votação

Os conselheiros tutelares têm como missão proteger crianças e adolescentes que tiverem os seus direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) violados ou ameaçados. O Conselho Tutelar, por ser um órgão permanente e autônomo, também fiscaliza outros órgãos e instituições.

De acordo com a presidente do CMDCA, Natalina Collatrelli, a eleição aconteceu dentro da normalidade e não houve nenhuma intercorrência. Segundo ela, até a quarta-feira, dia 4, data limite para protocolo de pedidos de impugnação, o Conselho recebeu quatro, que agora seguem para o julgamento da Comissão Eleitoral, que tem até o dia 16 de outubro para analisá-los. Ainda segundo Natalina, este prazo pode ser estendido caso haja necessidade.

Em nome do Conselho, Natalina agradece aos 20 voluntários, cedidos pela Prefeitura, que trabalharam durante o pleito e muito colaboraram para o êxito dos trabalhos.

Os eleitos para o próximo mandato serão empossados no dia 1º de janeiro de 2024.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no