A partir de segunda-feira, 30 de março, a Secretaria Estadual da Educação começou a implementar a digitalização do processo de entrega dos certificados dos candidatos aprovados via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Estes candidatos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que fizeram o exame não vão mais precisar se deslocar até a sede da Secretaria Estadual da Educação, em São Paulo, ou até as Diretorias de Ensino, para retirar seus certificados. Todo o processo de entrega dos certificados passa ser digital. Dessa forma, a Seduc dará mais agilidade ao procedimento e deixará de imprimir, assinar e entregar 30 mil certificados físicos por ano.
Os concluintes poderão acessar seus certificados de conclusão de curso no portal da Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/ValidarDocumento/ConsultaDocumento), depois de incluir dados pessoais como CPF e data de nascimento. Se o documento já estiver gerado, será possível fazer o download e imprimir da própria casa do candidato ou de qualquer outro lugar.
A solicitação do diploma ainda continua a ser feita pelo Portal Net (http://portalnet.educacao.sp.gov.br).
Uma resolução publicada na sexta-feira, 27 de março, regulamentou a possibilidade de o documento ser impresso em qualquer folha de sulfite A4, não necessitando estar em papel timbrado ou oficial para ter validade.
INSTITUIÇÕES E EMPREGADORES – Cada certificado terá um código único e um QR code, dando possibilidade para que empregadores e instituições de ensino comprovem a veracidade do documento, quando necessário. Por meio do código chave disponível no documento será possível comprovar os dados do certificado na própria Secretaria Escolar Digital. A validação por QR Code se dará por celular. A medida também vai permitir que funcionários do Departamento de Avaliação Educacional (DAVED) não precisem assinar manualmente todos os documentos, e possam se dedicar às demais atividades da Pasta.