A Secretaria da Educação definiu para os dias 29 e 30 de novembro a aplicação das provas do Saresp 2016 – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Participam alunos matriculados dos 3º, 5º, 7º, por amostragem, e 9º anos do Ensino Fundamental, e também, da 3ª série do Ensino Médio. Serão avaliados o domínio das competências e habilidades básicas em Língua Portuguesa e Matemática de 1,1 milhão de estudantes de todas as regiões paulistas. Na última edição, a rede alcançou o melhor índice da história com a melhora em todos os níveis de ensino.
O Saresp é a principal ferramenta de avaliação externa adotada pela Secretaria. Os dados extraídos subsidiam o planejamento dos professores e as metas das escolas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo – Idesp. Os indicadores também servem para comparação com as provas aplicadas em nível nacional, entre elas,, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil).
No dia de aplicação do Saresp, alunos dos anos/séries envolvidos realizarão as provas na escola, nas classes e nos turnos (manhã, tarde e noite) em que estão regularmente matriculados. Os itens são elaborados com base no documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”, e de acordo com o nível (3º ano EF resposta construída – 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série do EM – múltipla escolha). Alunos com deficiência visual terão acesso às provas em escrita braile e em versão ampliada, por disciplina e por ano/série.
A realização das provas nas escolas será acompanhada, em cada turno, além do professor aplicador, por representantes de pais de alunos ou responsáveis, sob a coordenação do diretor da unidade escolar, e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada e que terão a responsabilidade de zelar pela licitude e transparência do processo.
Adesão de outras redes – O Saresp também é aberto às redes municipais, particulares, Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” e SESI. Todas as escolas precisam possuir, no mínimo, 18 (dezoito) alunos por ano/série a serem avaliados. As instituições devem manifestar interesse em formulário disponível, a partir da próxima semana, no site Secretaria da Educação. No espaço estarão publicados o cronograma e os procedimentos.