A dificuldade de acesso às ferramentas do ensino remoto prejudicou muitos estudantes e, em alguns casos, pode até ter levado ao rompimento de seus vínculos com a escola durante o período de isolamento social. Pensando nisso, e visando estratégias que combatam este problema, a E.E Luiz Zacharias de Lima realizou uma reunião com seus profissionais acerca do tema.
Os números mostram que 4,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiros não têm acesso à internet em casa, o equivalente a 18% dessa população. Muitos estudantes também não possuem equipamentos para acessá-la, ou não podem arcar com os custos dos pacotes de dados cobrados. Estas dificuldades contribuem para provocar o abandono e a evasão escolares.
A busca ativa é uma estratégia importante no combate à evasão, e mais ainda se tiver um trabalho em rede, através da articulação entre os setores da Educação, Assistência Social, Conselho Tutelar, entre outros.
Entre as ações de busca ativa realizadas pela E.E Zacharias estão: ligações telefônicas e conversas pelo WhatsApp com os estudantes e seus responsáveis, posts, cards e vídeos nas redes sociais da escola, participação das gestoras da escola no programa ‘A Hora da Notícia’ na rádio Cultura, mensagem de áudio divulgada por carro de som e mobilização do grêmio estudantil para estimular o engajamento dos estudantes.
Outras ações estão sendo pensadas para expandir, ainda mais, a busca pelos estudantes, a fim de garantir a proteção e o direito à educação, principalmente em situações de crises e emergências.
A escola ressalta que o ano não está perdido mesmo sem as aulas presenciais, e o vínculo com a escola é, mais do que nunca, necessário para garantir a aprendizagem de todas as crianças e adolescentes. A prevenção do abandono e da evasão devem ser feitas por meio de ações voltadas para os estudantes, suas famílias e a comunidade durante o período de isolamento social e após a retomada das aulas presenciais.