O Governo de SP divulgou que precisa urgentemente de doadores de sangue para evitar o risco de cancelamento de atendimentos e cirurgias. A situação é crítica nos bancos de sangue em todo o estado e os tipos O+, O-, A-, B- e B+ são os de maior necessidade. O abastecimento regular é necessário para o atendimento de todas as instituições de saúde.
Por conta do aumento dos casos de síndromes respiratórias, a doação de sangue registrou queda, impactando o nível das reservas. Os hemocentros de todo o Estado fazem um apelo para que a população faça doações.
“Estamos com uma queda importante nas doações de sangue, o que pode prejudicar o atendimento de todos os pacientes graves atendidos em hospitais. Precisamos de um número estável e constante de doações para mantermos os estoques em níveis adequados.”, alertou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.
Os critérios para a doação são ter entre 16 e 69 anos, com a autorização de responsáveis em caso de menores de idade; estar com a saúde em dia; pesar no mínimo 50kg; apresentar documento de identidade oficial, com foto; não ingerir bebida alcóolica no mínimo 12 horas antes da doação e não estar em jejum.