O Distrito de Aparecida volta a celebrar a festa mais antiga de Monte Alto. Após dois anos de paralização devido à pandemia da Covid-19, os fiéis poderão retornar presencialmente para celebrar a 174ª festa da Virgem Montesina, que tem início na próxima terça-feira, 30.
A abertura das festividades às 5h30 do dia 30, com uma alvorada festiva, no mesmo dia, às 19h30, se inicia a Novena da Conceição Montesina, que se estende até o dia 7 de setembro, data em que serão celebradas missas para os peregrinos às 5h, 7h, 9h e 12h, missa dos doentes às 15h e Missa de “Passagem da Festa”, às 23h. No dia 8 de setembro, data dedicada à Virgem Montesina, é o ponto alto da romaria a pé a caminho do Santuário; as missas acontecem à 1h, às 6h, 8h30, 10h30 e 12h e 17h, sendo esta última solene, e antecedida por procissão, que será celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Eduardo Pinheiro da Silva. Os dias 9 e 10 são dedicados a São Sebastião e ao Espírito Santo, respectivamente, ambas às 18h, com procissão seguida de missa.
Na parte social, que tem início em 1º de setembro, a programação traz shows ao vivo todos os dias: 1º de setembro, Boteco do Cesar Borges e Gabriel Fernandes; dia 2, Mailson e Rafael; 3, Ovelha; 4, Donny e Fabrício agitam o almoço e Charlinhos Show fecha a noite; dia 5, Junior Mambelli; 6, Ulisses e Moisés; 7, Luan Campoio comandará o show no almoço e Mococa e Paraíso encerram o dia; 8, Durval Neto; dia 9, Marcos Lenny, Marcio Lima e Banda; 10, Kelly e Marcos; e no dia 11, o almoço fica por conta do grupo 3 Gerações e Paula Luiza.
A parte gastronômica oferecerá um cardápio recheado de variedades, contando ainda com leilão do gado no dia 11.