Na Semana Mundial do Turismo, as perspectivas no setor para Monte Alto continuam avançando com obras e projetos que vêm se concretizando.
Procurado pelo O Imparcial, o diretor de Turismo, Renan Petrasso, falou sobre os avanços em todos os âmbitos do turismo local.
Carro-chefe do Turismo na cidade, o Complexo de Museus segue para a fase final de reformas, que contará com investimentos em acessibilidade e reinauguração da exposição permanente e novas instalações do Museu de Arqueologia “Hypólito Barato”, em planejamento pelos especialistas da Universidade de São Paulo (USP).
No âmbito das riquezas naturais, a conceituada Rota das Capelas segue recebendo investimentos, como novas placas de sinalização que foram instaladas nesta semana para melhor visualização e orientação dos cicloturistas que visitam a Cidade Sonho e o planejamento de um novo circuito clicloturístico, em parceria com a Associação de Serras e Trilhas.
O Turismo Religioso também avança, com o crescimento do “Caminho de Montesina”, uma iniciativa de peregrinação de 54km que passa por Tapinas, Botelho e Fernando Prestes rumo ao Distrito de Aparecida de Monte Alto, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina. Na última edição, em 24 de setembro, mais de 120 fiéis participaram da caminhada. Já a Basílica Menor do Senhor Bom Jesus foi escolhida para compor o livro “Memórias de Fé”, com lançamento previsto para novembro, em vista da rosácea do Senhor Bom Jesus em sua torre.
De acordo com Renan, a Praça São Cristóvão, a “Praça dos Dinossauros”, está praticamente pronta, em retoques finais para a reinauguração. Entretanto, já é palco de memoráveis fotos, vídeos criativos, como o do pequeno repórter Paulo Gabriel para o Jornal da EPTV, nesta semana, e o livro “Lucas – Aventura no Parque dos Dinossauros”, do escritor Tiago Lima, que foi inspirado na vivência pessoal de seus filhos na praça revitalizada com as esculturas de Cirineu Colontonio Sandin.
Todas estas conquistas vão ao encontro do projeto de desenvolvimento do Turismo como mecanismo que pode movimentar a economia e beneficiar a população local. Para isto, está em fase final de obra a “Casa do Turismo”, espaço que será destinado a acolher e apresentar a cidade aos visitantes e turistas.
Segundo o diretor, Monte Alto tem atrativos que já fazem com que o Turismo seja uma das marcas locais e os investimentos das diversas esferas de governo motivam e inspiram o desenvolvimento do município na área, que tem desafios a enfrentar, mas potencial para crescer.