Por meio de um Decreto Geral datado de 3 de setembro que a Diocese de Nossa Senhora do Carmo anunciou o retorno das missas com a presença de fieis.
“Entre os dias 12 a 30 de setembro, as Paróquias da Diocese de Jaboticabal deverão retornar as Celebrações Litúrgicas com a possibilidade da presença física de fieis com idade entre 15 e 59 anos, e que não pertençam a grupo de risco”, diz trecho do Decreto assinado pelo Bispo Diocesano Dom Eduardo Pinheiro da Silva.
Ainda de acordo com o documento, os Párocos decidirão, entre os dias estabelecidos, a data para o retorno das celebrações em suas Paróquias.
Para o retorno, deverão ser rigorosamente observadas as orientações Diocesanas detalhadas no Decreto, que seguem as normas sanitárias da Organização Mundial de Saúde, assim como Decretos e Protocolos municipais.
O Pe. Luiz Gustavo Scombatti, Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Monte Alto, publicou em sua rede social as principais orientações para o retorno das celebrações, que na cidade serão retomadas a partir do sábado, 12 de setembro.
“Conforme ORIENTAÇÕES DIOCESANAS e observando as NORMAS SANITÁRIAS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, seguem abaixo algumas orientações práticas para a nossa comunidade paroquial. Lembrando que voltar às missas não significa estarmos isentos dos cuidados necessários neste tempo de Pandemia.
- As missas irão retornar no dia 12 de setembro em seus horários e localidades de costume
- Deverão retornar às Celebrações Presenciais os fiéis entre 15 e 59 anos.
- Os fiéis do Grupo de Risco, idosos e menores da idade acima citado estão dispensados do Preceito religioso até o momento.
- Os fiéis irão utilizar senha para participar da celebração com local, dia, horário e comunidade de acordo com o gosto de cada um. A senha deverá ser retirada na SECRETARIA PAROQUIAL. Sem senha não irá participar da missa, mesmo a igreja disponde do lugares. (Missas de final de Semana)
- Durante a Semana, não haverá necessidade de senha
- Os lugares serão restritos e numerados nas comunidades. (30% da Capacidade)
- É obrigatório o uso de máscara em todos os momentos da celebração.
- É obrigatório higienizar as mãos ao entrar na igreja
- É Obrigatório aferir a temperatura de cada fiel que chegar pra missa
- É obrigatório sentar mantendo o distanciamento social, inclusive sendo membros da mesma família.
- As Missas continuarão com transmissão online como de costume.
Veja abaixo, o Decreto na íntegra: