Nos dias 10, 11, 16, 17 e 18 de agosto, o bairro rural Cachoeira dos Martins será palco da 22ª Festa em louvor à Santa Beatriz da Silva. A programação religiosa tem como tema “Fé, esperança e caridade”.
As festividades serão iniciadas com uma missa às 19h30 no dia 10; no dia seguinte, às 11 horas, será a vez de missa e benção dos pais. Uma missa e levantamento da estrela está marcada para as 19h30 do dia 16. No sábado, 17, dia da Santa, é a vez de missa seguida de procissão pelo bairro, com início às 18 horas e participação da banda Santa Cecília de Fernando Prestes. O encerramento da festa será no dia 18, com almoço a partir das 11h30.
Na programação social traz shows de Rodrigo Morais & Murillo na noite de sábado, 10; Joaquim, do clássico ‘Boate Azul’ no almoço de domingo, 11; Bruna & Bianca na noite de sexta-feira, 16; Luana Costa se apresenta no sábado, 17 e Fernando Ranolfi encerra a festa no almoço de domingo, 18. Haverá leilão e venda de prendas e assados, além de batata curtida, churrasco, bolos, doces, galinhada e bebida.
HISTÓRIA – Santa Beatriz nasceu na vila de Campo Maior, em Portugal, por volta de 1437; faleceu em 1492. “Na hora de sua morte, conta-se que quando lhe levantaram o véu para administrar-lhe a unção, foi tal o esplendor de seu rosto que todos ficaram admirados. E na sua fronte viram uma estrela, que lá ficou até que ela expirou, e que emitia uma luz e um esplendor igual à luz quando mais brilha. Faleceu com fama de santidade (Portal Franciscanos.org)”. Foi beatificada pelo Papa Pio XI em 26 de julho de 1926 e, solenemente canonizada, em 3 de outubro de 1976 pelo Papa Paulo VI.