Por Araraquara Agora
O fenômeno chamado de “desfile planetário” pode ser visto no céu durante a semana, mas precisamente neste terça-feira (28), após o pôr do sol. Mercúrio, Júpiter, Vênus, Urano, Marte e a Lua formarão um arco ao se alinharam. Alguns deles poderão ser vistos a olho nu.
Apesar de poder ser observado durante a semana, o melhor dia para ser visto é justamente esta terça-feira (28), conforme informações do astrônomo da Nasa, Bill Cooke, cedidas para a emissora NBC News. O alinhamento poderá ser visto de qualquer lugar da Terra, no entanto, é preciso que o céu esteja claro e com uma boa visão do horizonte, a oeste.
Vênus e Marte serão mais fáceis de serem identificados, por conta do brilho mais intenso. O primeiro será um dos mais brilhantes no céu, enquanto o segundo, estará próximo da Lua, com um tom avermelhado.
Enquanto isso, pode ser mais difícil de encontrar Mercúrio e Urano, pois estarão mais escuros. Urano pode ser visível com um telescópio de tamanho médio. Já no caso de Mercúrio, ver é considerado um desafio.
Conforme esclareceu Cooke, a maior chance de ver os planetas é longe das luzes brilhantes da cidade, em algum local que tenha visão clara e desobstruída.