Departamento de Saúde alerta para vacinação contra Meningite

Pessoas de qualquer idade podem contrair a doença; crianças menores de 5 anos são as mais acometidas

A vacina meningocócica ACWY, disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, também será aplicada em jovens de 13 e 14 anos até junho de 2023. Pessoas desta faixa etária podem procurar as Unidades de Saúde do município de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Com o aumento de casos da doença em todo o país e a baixa cobertura vacinal, que de acordo com o Ministério da Saúde está bem longe dos 95% do público-alvo, a principal medida para conter o avanço da doença está sendo investir em campanhas de conscientização, mostrando a importância de se vacinar.

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. É causada, principalmente, por bactérias ou vírus; mais raramente, pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose. A princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair a doença, no entanto as crianças menores de 5 anos são as mais atingidas.

De modo geral, a transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Ingestão de alimentos contaminados ou contato com fezes também são formas de transmissão da doença. Nos bebês, pode-se observar também sintomas como moleira tensa ou elevada; gemido quando tocado; inquietação com choro agudo; rigidez corporal com movimentos involuntários ou ‘corpo mole’.

A meningite viral costuma ser mais leve e apresenta sintomas semelhantes aos de gripe e resfriados. A doença aparece, principalmente, entre crianças que têm febre, dor de cabeça, leve rigidez na nuca, falta de apetite, irritação. Já a meningite bacteriana se apresenta com quadros mais graves, com sintomas como febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Este é um sinal de que a infecção está se espalhando pelo corpo, com isso, o risco de uma infecção generalizada aumenta.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no