O cenário da dengue em Monte Alto segue sendo de preocupação. Em mais uma semana, o aumento de casos da doença foi significativo e o número já chega a 692 confirmados em 2024. De acordo com dados da Vigilância em Saúde, a cidade também teve a confirmação de mais um óbito pela doença, chegando a dois confirmados, além de outro em investigação.
No município, as mulheres são mais atingidas pela dengue do que os homens, totalizando 355 casos positivos. As informações foram atualizadas na última quarta, 24.
Na cidade de Jaboticabal, os casos confirmados também estão em alta e totalizam 635. Já em Taquaritinga, os casos da doença seguem um ritmo diferente do restante do país e da região, com apenas 34 positivos.
As informações das cidades vizinhas são do Painel de Monitoramento da Dengue, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, e também atualizadas na última quarta-feira. O objetivo do Painel é ampliar a transparência da evolução dos casos de arboviroses em todo o estado. A ferramenta é atualizada todos os dias com os dados municipais.
A dengue é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, responsável também pela transmissão da Chikungunya e Zika. Os principais sintomas da doença são febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares.
Para evitar a dengue, a eliminação dos focos do mosquito segue como medida mais eficaz. As larvas do transmissor se desenvolvem em água parada, por isso é importante retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas, tampar ralos e identificar sinais de umidade em calhas e lajes.
Em 2024, a dengue configura-se como um cenário preocupante em grande parte do país. O Brasil já contabiliza quase 4 milhões de casos prováveis da doença nestes primeiros meses do ano; o número representa mais que o dobro de casos registrados ao longo de todo o ano passado, quando foram contabilizados 1,6 milhões de casos.