A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura publicou, no Diário Oficial de número 726, do dia 13 de novembro, os editais da Lei Emergencial Cultural “Aldir Blanc”. Criada pela Lei Federal nº 14017/2020, eka trata sobre as ações emergenciais para o setor cultural, impactado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19); entre seus objetivos está garantir o acesso à renda emergencial pelos profissionais, subsídios para a manutenção dos espaços culturais que tiveram suas atividades interrompidas neste período de pandemia, e ações de fomento à cultura. Ao todo, o Ministério do Turismo repassará, aos estados e municípios, o valor de R$ 3 bilhões. Monte Alto foi contemplado com, aproximadamente, R$ 370 mil.
A premiação no município foi dividida em três editais. No primeiro, são abordadas as pessoas físicas e grupos coletivos. No segundo edital, são tratadas as pessoas jurídicas e, por fim, no terceiro, o foco são as pessoas jurídicas com projetos de audiovisual para gravação on-line e transmissão na nova Concha Acústica, construída no Centro Cívico e Cultural “Dr. Elias Bahdur”. Serão premiados sessenta, quinze e cinco projetos, respectivamente.
Os editais tratam dos mais diversificados segmentos artísticos e culturais: arte tecnologia e cultura digital, artes plásticas e visuais; artesanato; audiovisual, cultura popular e manifestações tradicionais, dança, design e moda, fotografia; gestão pesquisa e capacitação, graffiti, literatura, manifestações circenses, música, ópera e musical, patrimônio histórico e artístico (material e imaterial), produção cultural, teatro e outras manifestações culturais. Para se inscrever, o artista deve analisar os editais, presentes no site da Prefeitura Municipal, e encaminhar formulário de inscrição e documentação para o e-mail leialdirblanc@montealto.sp.gov.br.
As propostas de Monte Alto serão avaliadas por uma banca e por um parecer técnico, de profissional sem envolvimento com os artistas inscritos ou com o município. Para mais informações, o telefone da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura é (16) 3244-4060.