Segundo empresa, interrupções emergênciais correspondem a
2/3 do tempo em que o cliente fica sem energia
Os temporais acompanhados de descargas atmosféricas e fortes ventos, que têm atingido todo o estado na última semana, provocaram danos na rede elétrica da CPFL Paulista ocasionado interrupções no fornecimento de energia elétrica em alguns pontos da cidade de Monte Alto. Com o temporal que atingiu toda a região de Ribeirão Preto, foram registradas várias quedas de galhos e de árvores, materiais lançados na rede elétrica pela força dos ventos, além de alagamentos em várias cidades.
Segundo a empresa, em nota oficial via e-mail, “tão logo acontecem as interrupções, as equipes operacionais têm atuado initerruptamente no restabelecimento do serviço, sendo que casos como prédios públicos, escolas, creches, hospitais são considerados atendimentos preferenciais. Também no caso de UTI domiciliar, devidamente cadastrada, o atendimento é feito com maior rapidez. Em locais de difícil acesso ou zonas rurais, onde ocorrem alagamentos e muitas quedas de árvores, o atendimento encontra mais dificuldades. Para o atendimento em temporais, além de equipes extras a empresa disponibiliza vários canais para que o cliente se sinta protegido e possa comunicar à empresa problemas com a rede elétrica ou falta de energia”.
A equipe do jornal O Imparcial questionou a CPFL sobre a falta de energia no dia 24 de setembro. “Foi novamente registrada, devido ao forte vendaval e chuvas, que causaram curto circuito na rede primária. O desligamento foi prontamente atendido pelas equipes da empresa e teve duração máxima de 1h49. Os principais causadores de desligamentos foram quedas de árvores e raios (descargas atmosféricas). Para evitar maiores transtornos foram realizadas inspeções na rede primária e secundária, além de podas emergenciais”.
A empresa esclarece que cerca de 2/3 do tempo em que o cliente da CPFL fica sem energia corresponde a interrupções emergenciais, provocadas por fatores externos ao sistema elétrico, como os temporais (com quedas de árvores), colisões de veículos contra postes e objetos que atingem a rede – pipas, balões e galhos de árvores, por exemplo. Queimadas e furtos de cabos são outros fatores que podem provocar tais desligamentos. O outro terço corresponde a desligamentos programados, informados previamente aos clientes, e organizados para que a empresa possa executar obras de melhoria na rede elétrica.
“A CPFL Paulista realiza investimentos e ações preventivas durante o ano todo, para tornar seu sistema mais confiável e robusto. Além disso, as distribuidoras do Grupo CPFL estão constantemente renovando sua frota, com aquisição de veículos e novos equipamentos, e investindo em treinamento e capacitação de seus profissionais, a fim de garantir mais segurança, qualidade e eficiência no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica aos clientes”.
A empresa orienta os clientes que tiveram problemas de falta de energia a entrarem em contato com a empresa através dos canais de atendimento: site – www.cpfl.com.br, SMS para 27351, e-mail – paulista@cpfl.com.br e telefone 0800-010-1010.