Na quinta-feira, 20 de janeiro, Monte Alto registrou apenas um leito disponível para ocupação na UTI SUS/COVID, de acordo com o Boletim Epidemiológico emitido pela Prefeitura da cidade, o que significa quase lotação máxima. Na quarta-feira, 19, este número chegou a zerar.
Até a data desta publicação, o município encontrava-se com 1182 pacientes em tratamento, o maior número desde o início da pandemia. Nas últimas 24h, mais 50 casos positivos para a doença foram registrados, sendo que nenhum dos pacientes estava listado nas notas anteriores. Todos se recuperam em casa, cumprindo isolamento domiciliar, assim como a grande maioria dos casos positivos no momento.
A Prefeitura também informou que não está sendo publicado o número de pacientes que aguardam pelo resultado do teste devido à grande demanda dos últimos dias e ao alto número de profissionais da Saúde afastados com COVID-19. Desta forma, não é possível contabilizar o número real neste momento, algo que também vem acontecendo em outras cidades da região.