Após um expressivo aumento de casos da doença registrado nos dois primeiros meses do ano, Monte Alto volta a vivenciar um período de queda nos índices da pandemia.
No primeiro dia de março, de acordo com o boletim epidemiológico, 250 pacientes (número que já passou de 1.000) estavam em tratamento pela doença na cidade, cinco destes internados em UTI e quatro na enfermaria; o restante cumpria isolamento domiciliar. Naquele dia, também foram registrados dois óbitos.
Ainda em março, mais dois óbitos foram registrados, nos dias 7 e 14, fazendo com que a cidade chegasse à marca de 205 vítimas da Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020.
Os boletins divulgados pela Prefeitura desde a última quarta-feira trouxeram índices animadores: nenhum paciente está internado em enfermaria e os casos seguem em significativa queda; ontem, 17, 66 pessoas estavam em tratamento, três na UTI e nenhum em enfermaria.
O número diário de casos suspeitos também segue baixo; durante essa semana, não foram registradas mais que 10 notificações em um dia.
Aliada aos números da vacinação, a queda nos índices seguem o ritmo da pandemia a nível nacional, o que fez com que o governo estadual e municipal decidissem pelo fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados.
Apesar das boas notícias, os cuidados e respeito pelos protocolos sanitários vigentes devem ser mantidos, uma vez que a doença segue fazendo vítimas, principalmente aquelas com comorbidades e idosos.