Na manhã desta sexta-feira, 28, a Secretaria Municipal de Saúde convocou representantes de Unidades Básicas de Saúde, Pronto Socorro Municipal, SAMU/COUR, Unimed e Santa Casa, para deliberarem sobre a situação do coronavírus no país e criar plano de contingência em Monte Alto.
Segundo a secretária Sueli Melo, “as orientações do Departamento Regional de Saúde (DRS) e do Ministério de Saúde já estão sendo cumpridas”. Porém, com a suspeita da chegada da doença em municípios próximos, como Ribeirão Preto, São Carlos, Franca, Barretos e Batatais, os gestores enxergaram a necessidade de criar um protocolo que colabore com o tratamento, caso estas suspeitas cheguem a Monte Alto ou se confirmem na região.
Acompanhando a reunião com os responsáveis pelas unidades de saúde, esteve a biomédica Priscila de Mello, que assume o Departamento de Vigilância Epidemiológica na próxima semana.
As orientações são que os responsáveis acompanhem os boletins diários emitidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, reuniões semanais debaterão o cenário municipal.
Outro ponto discutido é a necessidade de tranquilizar a população. As equipes passarão por treinamento para evitar o contágio e os casos suspeitos serão imediatamente isolados, não permanecendo nas recepções das unidades. Por fim, os presentes na reunião elencaram a necessidade de levar orientações a grandes empresas da cidade, principalmente exportadoras e importadoras. A próxima reunião está marcada para a sexta-feira, 6 de março.
ATENDIMENTO – Os munícipes com suspeita da doença devem dirigir-se ao Pronto Socorro Municipal. No local, a equipe está preparada para abordar este munícipe e cuidar para que não haja o contágio dos demais presentes, através do isolamento e o uso de máscaras. Caso o suspeito chegue a alguma unidade de saúde, a equipe acionará ambulância para o deslocamento ao local adequado. Não há ainda tratamento específico para o coronavírus, sendo este baseado no uso de antitérmicos, analgésicos e hidratação.
INFORMAÇÕES – As principais orientações sobre suspeitas e como evitar o coronavírus estão disponíveis em uma nova página dentro do site da Prefeitura de Monte Alto, em www.montealto.sp.gov.br/site/coronavirus. Neste local, os visitantes poderão acompanhar as atualizações sobre a doença no município, incluindo as notícias publicadas quanto ao assunto.
IGREJA CATÓLICA – A comunidade católica também se manifestou sobre a doença. O Bispo Diocesano Dom Eduardo Pinheiro da Silva enviou às Paróquias um comunicado sobre como proceder para que o Coronavírus não se espalhe na região. Confira.
“Caros diocesanos, iluminado pela Campanha da Fraternidade que nos convida a preservar, defender e cuidar da vida, dom e compromisso, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), considerando a proliferação do Coronavírus, já presente em tantos países, inclusive no Brasil, e desejando colaborar no combate a este mal de nossos dias determino: Que nas celebrações litúrgicas não se dê o abraço da paz e nem se reze a oração do Pai Nosso de mãos dadas; Que os Ministros Ordenados e Extraordinários, bem como coroinhas e acólitos, lavem bem as mãos antes e após as celebrações; Que a Sagrada Comunhão Eucarística seja distribuída somente na espécie do Pão e diretamente na mão dos fiéis; Que evitem-se abraços nos cumprimentos entre os fiéis, e inclusive beijos na mão dos sacerdotes, anel pastoral do bispo etc.
Convoco a todos ao cumprimento destas orientações que, somadas às dos órgãos governamentais, certamente minimizarão o impacto desastroso deste mal a mais que nos desafia na preservação do dom da vida dado por Deus. Continuemos elevando preces a Deus, suplicando sua misericórdia e compaixão para com toda a humanidade, libertando-nos de todo o mal e de toda doença. Peço também que ao final da Oração dos fiéis, seja rezada esta oração: Senhor, Deus de toda bondade, que, movendo-se pela ternura e compaixão, em vosso Filho Crucificado, vencestes o pecado e a morte, unidos como Igreja ungida no vosso Santo Espírito, suplicamos confiantes que afasteis de nós todo o mal e toda doença. Pedimos-vos pelas as vítimas do Coronavírus em todo o mundo. Que sintam vossa proteção e ajuda. Voltei vosso olhar amoroso para todos os vossos filhos, livrando-os do contágio e da proliferação desta doença. Auxiliai os agentes da saúde em seu delicado serviço neste momento e iluminai aqueles a quem destes o dom da medicina para que, tão prontamente, encontrem cuidados e tratamentos eficazes no combate a este mal. Ensinai-nos a defender e a cuidar da vida como bons samaritanos para que, a exemplo de vosso Filho Jesus, sejamos capazes da caridade que alcança o coração de nossos irmãos, levando a todos a Vida Plena que de vós procede. Vos pedimos por Ele que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo. Amém”!