É ano de Copa do Mundo. O maior evento do futebol mundial que é realizado a cada quatro anos terá mais uma edição, desta vez, no Catar. Com a sua chegada, uma atividade que movimenta milhares de pessoas no Brasil e no mundo também volta a se fazer presente: o álbum da Copa, e com ele, as trocas de figurinhas.
Em entrevista ao Imparcial, o proprietário da banca Nova Era, José Claudio Arvati, relata sua primeira experiência com a troca dos cromos em seu estabelecimento: “A troca de figurinhas foi idealizada em 2006, na Copa da Alemanha, devido à procura de cromos para completar o álbum, muitos colecionadores tinham em mãos figurinhas repetidas e não conseguiam trocá-las, então resolvi marcar dia e horário para eles se encontrarem. E assim, o encontro foi marcado aos sábados e domingos, no horário das 9h até que tenha pessoas trocando. O sucesso foi grande, e até hoje estamos mantendo essas trocas, a cada ano aumentando mais colecionadores”, relata Arvati.
Atualmente, o pacote com as cinco figurinhas tradicionais custa R$ 4,00. Em outras edições do evento esportivo, um cromo chegou a custar R$ 0,50. Apesar do aumento, os colecionadores mais assíduos ainda mantêm a tradição de completar seus álbuns.
Neste ano, uma prática curiosa tem deixado os donos de banca intrigados: os clientes passaram a levar balanças aos estabelecimentos para pesar os pacotes de figurinhas, pois, segundo eles, aquele que estiver mais pesado contém uma figurinha extra, a qual não é colada no álbum e possui alto valor agregado. José Claudio conhece a história, mas conta que não permite: “Não deixo realizar essa prática da pesagem na minha banca, pois não acho justo você tirar a oportunidade da outra pessoa em tirar a tão procurada figurinha extra”.
A Copa do Mundo tem início no dia 20 de novembro e segue até 18 de dezembro.