Uma das constantes dúvidas dos munícipes é com relação ao dia da coleta de recicláveis no município. Sendo assim, o Imparcial procurou a Cooperativa Recicla Monte Alto – encarregada de recolher os recicláveis na cidade – e obteve a resposta de que a coleta vem sendo feita seguindo sempre o seu cronograma.
“Está passando normalmente. O que acontece, muitas vezes, é que as pessoas querem colocar a reciclagem mais do que uma vez na rua, e o caminhão passa uma vez na semana em cada bairro”, disse um dos responsáveis pela Cooperativa.
De acordo com ele, o principal problema enfrentado é a queda no número de coletores autônomos, que, devido à desvalorização do papelão, pararam de recolher o material, levando a um aumento na demanda do trabalho dos funcionários da Cooperativa.
“A gente está tendo que coletar em lojas, em prédios, nos edifícios; buscamos em tudo. Como não tem coletores [autônomos] de papelão, estamos tendo muito problema com este tipo de material”, explicou. O responsável ainda comenta que, de um ano para cá, o papelão sofreu com a redução de seu preço em cerca de 80%.
Embora tenha dito que a coleta segue acontecendo normalmente, ele não negou que, às vezes, há um atraso no serviço. Contudo, foi esclarecido que o principal motivo para isso acontecer é a grande quantidade de lugares para se efetuar o recolhimento e poucas pessoas trabalhando. “Mas a gente não está deixando de buscar, sempre estamos passando. Como tem muitos lugares para buscar, e não tem os coletores autônomos, só tem a gente”, acrescentou.
Questionado sobre o número de funcionários, ele disse que a Cooperativa dispõe de oito coletores, distribuídos em dois caminhões, além de mais oito pessoas trabalhando no barracão.
Devido às críticas externadas pelos munícipes, que vêm reclamando do possível atraso da coleta, a equipe da cooperativa pediu paciência à população e reiterou que sempre realiza o recolhimento dos recicláveis. Caso haja a necessidade de o caminhão passar novamente pelo bairro coletando os materiais – principalmente o papelão – nos estabelecimentos, mercados e demais locais, basta ligar no número (16) 99174-6944 e agendar a ida dos coletores até os pontos.
O responsável também citou casos de descuido por parte da população. “Tem muita reciclagem que vem suja, com fezes de animais, urina em garrafa, vem papel higiênico, lixo orgânico, fraldas, lixinho de banheiro. O que puder pensar, está vindo no reciclado”.
Baseado nisso, ele comentou que uma ação voltada a educar os munícipes a respeito do descarte correto dos itens está sendo preparada. “Estamos pensando em panfletos, que serão entregues assim que nós formos recolher os reciclados”, finalizou.
O cronograma de recolhimento dos materiais recicláveis nos bairros da cidade está assim definido: segundas-feiras – setor do Campestre até o São Cristóvão, Vera Cruz, Bela Vista, San Remo e São Miguel; terças-feiras – desde o Parque Cosmo, Tangará, São Francisco, até o Alvorada; quartas-feiras – setor do Laranjeiras, Bela Vista do Mirante, Jd. Jaqueline, Jd. Califórnia e bairros próximos; quintas-feiras – setor do Paraíso, Barbizan, Real Paraíso, Jd. das Oliveiras, Eldorado e Vila Municipal; sextas-feiras – Vila Gadine, Centenário, Jd. Bandeirantes, Jd. Santana e São Guilherme.
No Distrito de Aparecida, este trabalho é feito aos sábados, com um novo recolhimento sendo feito depois de quinze dias; em Ibitirama, a Cooperativa realiza o serviço uma vez por mês, também no sábado.