Mickey, Donald, Ariel, Branca de Neve, Cinderela, Elsa e Simba. Todos estes personagens – e uma infinidade de outros – fazem parte do extenso, colorido e animado universo da Disney.
Criada em 1923 por Walter Elias Disney e seu irmão, Roy Oliver Disney, a empresa, referência no que tange ao cenário das animações e produções ‘family friendly’, comemora, em 2023, seus 100 anos de muitas histórias contadas.
Pensando nisso, a Cia. Magnum resolveu trazer para Monte Alto uma fatia desta grandiosa história em um espetáculo cuja premissa é percorrer as principais obras da Walt Disney Company: o ‘Contos & Encantos’.
“O espetáculo acabou surgindo porque, na realidade, a gente queria fazer alguma coisa voltada aos 100 anos da Disney. Então, seria uma releitura do que a gente já passou dentro da Companhia”, destaca o diretor Thiago Colatrelli Nunes.
Ao longo de seus treze anos de existência, as apresentações da Cia. Magnum foram, em sua maioria, inteiramente baseadas em materiais produzidos pela Disney. “Tudo o que nós fizemos, desde o primeiro ‘Tudo pode acontecer’, sempre foi voltado para os musicais da Disney”, comenta o diretor. Embora o estilo da Cia. seja o da Broadway, ou off-Broadway, “a gente pega a Disney, como foi o Rei Leão, Aladdin, A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, tudo voltado para eles”, acrescenta.
O objetivo primário do ‘Contos & Encantos’, segundo Thiago, é reunir os contos mais famosos da empresa num único espetáculo. A inspiração para tanto foi a produção da Disney ‘Conhecendo’, na qual ela apresentava, além de suas personagens, a construção da narrativa, bem como a maneira como os ‘mundos’ eram criados.
Para evitar uma duração extrema do espetáculo, será feito um resumo das obras, captando apenas alguns pontos considerados essenciais pelo diretor e pela própria Disney, como a parte amorosa – os casais, as parcerias – entre animais, objetos e seres humanos, as superações, os grandes clássicos e os vilões.
“A Disney, ela sempre tem como se fosse uma receita de bolo para suas animações. Então, nós pegamos nesse mesmo esquema, que seria uma receita de quais seriam os pontos principais de um teatro musical. Você ter um par romântico, você ter uma parceria, você ter uma amizade, você ter um vilão e você ter a parte da superação. Nós criamos blocos em cima disso e eles vão se misturando e contando a história durante a apresentação”, explica.
Thiago salienta que o show não reunirá apenas as peças já apresentadas pela Cia. no decorrer dos anos, mas, sim, novas obras nunca vistas pelo público frequente da Magnum.
“Não são apenas os musicais da companhia que estarão no palco. Vai ter muito mais. Tem música da Frozen, da Moana, do Tarzan, tem músicas das princesas mesmo, o tema do Pinóquio. Então, são vários temas. E vão ser feitos em cima de como foi feito para os 100 anos da Disney”.
A produção, que já está em sua reta final, segundo Colatrelli, contará ainda com diversas outras personagens, além daquelas já anunciadas pela Cia. e com as quais o público já está familiarizado.
Para este ano, há uma novidade. As apresentações terão acompanhamento instrumental ao vivo, diferentemente dos anos anteriores, trazendo mais profundidade e emoção ao espetáculo. “Nós vamos estar com uma banda ao vivo. É um pouco diferente do que a gente já fazia; a estrutura é um pouco diferente também, ela está bem mais tecnológica neste ponto.”
“Nós estamos trazendo toda essa questão da modernidade que a Disney vem apresentando nos últimos anos, trazendo para o palco, desta vez, de um modo diferente junto do teatro musical”, pontua.
Embora com um aspecto mais ‘high tech’, o diretor afirma que isso não resultará na perda da essência do teatro musical da Companhia.
“Ele vai ter, lógico, a parte clássica do teatro musical, todos aqueles objetos, coreografias, aquele monte de gente e os figurinos que caracterizam”, explica Thiago.
Com relação à expectativa para a realização da peça, Thiago Colatrelli disse que espera maior adesão do público por se tratar de uma releitura e por serem apresentações já vistas, embora com diversos elementos novos que serão apresentadoa ao o público durante sua realização.
‘Contos & Encantos’ chega ao Cine-Teatro Municipal no dia 1º de novembro, com sessões nos dias 2, 3, 4, 5 e 10 do mesmo mês, às 19h e 21h; no dia 12, haverá matinê às 16h e 20h. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla no valor de R$30 (promocional), com o elenco ou na Secretaria de Turismo e Cultura.