198 espécies de aves estão registradas no município;
clube também atua por várias cidades da região
Com o intuito de observar e fotografar o maior número de espécies possíveis de aves, um grupo de quatro amigos formado pelos Biólogos Alan Vedoveli e Leandro Vacchiano, o Técnico Agrícola, Luiz Frare e o Analista de Sistemas Vitor Vedoveli, criou o COA-MA – Clube de Observadores de Aves de Monte Alto.
“Já faz certo tempo que, sempre que possível, saímos juntos para fotografar. Existem vários grupos de observadores espalhados pelo Brasil e resolvemos criar o nosso. Queremos aumentar o número de registros de espécies para o município de Monte Alto e assim, atrair o interesse de outros fotógrafos de natureza. Atualmente temos aqui 198 espécies registradas”, destaca Alan.
O grupo, que se encontra frequentemente aos finais de semana, também já fez registros em cidades como Olímpia, Matão, Araraquara, Itirapina, Brotas, dentre outras. “De modo geral procuramos parques ou matas existentes nesses locais e as espécies que ali habitam, além de buscarmos informações com outros fotógrafos que já frequentaram esses locais. Da mesma forma, incentivamos pessoas a visitarem nossa cidade, como já ocorreu logo após um dos membros do grupo divulgar a foto do cardeal-dobanhado. Com a publicação, até pessoas de Rio Claro vieram em busca de registrar esse pássaro”, comenta.
Os integrantes do COA-MA estão estudando criar eventos mensais, para que pessoas interessadas em observar e fotografar aves possam participar. As imagens registradas vão para o site Wikiaves (www.wikiaves.com.br), que atualmente é o segundo site de ornitologia mais acessado no mundo. “É lá que postamos os registros e também procuramos locais para visitar. Fora isso, alguns grupos do facebook fazem competições, as vezes mesmo sem prêmio, participamos apenas pelo gosto de ver as fotos amplamente divulgadas”, comenta.
ESPÉCIES – “Acho que espécies consideradas raras não registramos nenhuma, o que registramos foram espécies menos comuns, que são mais difíceis de serem encontradas e não apresentam uma ocorrência tão ampla, como é o caso do cardeal-do-banhado, marreca-de-bico-roxo e do chincoã-pequeno. Esta última, tivemos a sorte de encontrá-la aqui, ficamos muito animados, pois foi o quarto município do estado de São Paulo a registrar essa espécie. Realizamos também o registro sonoro da sanã-do-capim, ainda estamos tentando fotografar, mas é uma espécie muito arisca, tem apenas nove fotos dela no estado. Com o registro dessas espécies, esperamos fortalecer esse segmento do turismo em nossa cidade”, finaliza Alan.
Cardeal-do-banhado, uma das espécies mais difíceis de serem encontradas
Registros de algumas aves como a Corujinha-do-mato e Chincoã-pequeno
Os integrantes do COA-MA, da esquerda para direita: Vitor Vedoveli, Alan Vedoveli, Leandro Vacchiano e Luiz Frare