A virada de ano é um momento carregado de esperança e desejos que preparam para um novo ciclo de vida. Seja pela cor da roupa ou pelos alimentos consumidos, as superstições de Ano Novo têm o poder de transformar a passagem do ano em um momento carregado de simbologias.
Conheça os rituais mais populares entre os brasileiros na virada do dia 31 de dezembro.
Roupa nova – A crença diz que você precisa passar o revéillon com, pelo menos, uma peça de roupa que nunca vestiu antes. Assim, você se abre para novos caminhos e deixa para trás as coisas que viveu com as roupas já usadas.
Pular 7 ondas – A popular tradição de homenagear Iemanjá diz que a cada pulo, um pedido deve ser feito. Acredita-se que não deve virar as costas para o mar quando sair da água, em sinal de respeito e proteção.
Comer 12 uvas à meia noite – Essa tradição espanhola diz que você deve comer uma uva para cada badalada do sino da Real Casa de Correos, em Madri, fazendo um desejo para cada uma delas, que simbolizam os meses do próximo ano.
Comer sementes de romã – Comer sementes de romã durante a ceia de Ano Novo é uma tradição que remonta à Grécia e foi incorporada ao Brasil. As sementes, muitas vezes guardadas na carteira, são creditadas como um símbolo de abundância e prosperidade, além de representarem a fecundidade e a continuidade das gerações.
Atrair dinheiro – Apesar de serem duas simpatias diferentes, ambas têm o objetivo de atrair dinheiro. Colocar uma cédula de qualquer valor dentro do sapato simboliza que, ao dar os primeiros passos com a nota no calçado, o dinheiro te acompanhará durante todo o ano.
A folha de louro na carteira, que em muitas culturas é tida como símbolo da vitória e do sucesso, ao ser colocada na carteira trará tudo isso. Alguns acreditam que a folha não deve ser tocada pelos próximos 365 dias, até ser trocada por uma nova.