Após a notícia de nove casos de pessoas com a gripe H1N1 em Monte Alto, sendo seis adultos e três crianças com idades entre 7 a 9 anos, foi confirmada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica a primeira morte em decorrência de complicações do vírus Influenza (entre elas pneumonia) na tarde de ontem, 16. Trata-se de uma mulher, de 65 anos, que estava internava desde o final de junho.
As demais pessoas diagnosticadas com H1N1 passaram por tratamento e estão bem. O número de casos no município ainda pode aumentar, pois a Secretaria de Saúde espera o resultado de novos exames que já foram encaminhados para Ribeirão Preto.
A gripe H1N1 é uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe, também conhecida como gripe suína, é um subtipo do Influenza A. Os sintomas são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão acontece da mesma forma; ela pode levar a complicações de saúde e, inclusive, ao óbito, como aconteceu na cidade. Visando combater sua disseminação, a Campanha de Vacinação está prorrogada no município, com doses disponíveis nas Unidades de Saúde para todos os grupos prioritários: crianças de 6 meses até 9 anos, idosos a partir de 50 anos, gestantes, puérperas e profissionais da saúde.
Saiba como se prevenir: