
No sábado, 24 de julho, foi realizada a 2ª Conferência Municipal de Saúde de Monte Alto, promovida pela Secretaria e Conselho Municipal de Saúde. O evento trouxe como tema “Democracia e Saúde” com os seguintes eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento, dentro da perspectiva da conjuntura atual, da pandemia causada pela COVID-19.
O evento contou com a participação e abertura do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daewison do Valle e foi marcado por relevantes discussões como a importância do SUS e da participação popular nas decisões sobre os assuntos que envolvem saúde. O evento foi aberto a toda população, seguindo todos os protocolos de prevenção.
A conferência aprovou as diretrizes municipais para adoção de políticas de saúde para o quadriênio 2022/2025.
Entre os presentes estavam a secretária de Saúde, Yayeko Toyoshima, os vereadores Paulo Carelo, Fabricio Nogales Thiago Cetroni, o presidente da OAB de Monte Alto, Dr. Marcelo Zochio, a Prefeita Maria Helena, o vice-prefeito Dr Joaquim Oliveira, usuários, gestores e trabalhadores da saúde.
Para complementar as discussões, a secretária Yayeko ministrou uma palestra explicando sobre o financiamento do SUS e o enfermeiro Wagner de Grande, também fez uso da palavra, explanando sobre as ações no Pronto Socorro no enfrentamento contra a COVID-19. No total, foram seis horas de discussões. Dentre as 40 propostas aprovadas estão: implantação de uma UPA, contratação de médicos especialistas, construção de Unidades Básica de Saúde nos bairros novos da cidade, cadastramento de novos PSFs, descentralização da farmácia central, reestruturação do COUR e inclusão da retaguarda de Cardiologia no PS por consulta.