Os editais do novo concurso PC SP foram publicados nesta sexta-feira, 1º de setembro, no Diário Oficial. Ao todo, a Polícia Civil de São Paulo oferece 3.500 vagas para cargos de nível superior. Os salários iniciais chegam a R$15 mil.
Foram divulgados cinco editais, sendo um para cada cargo: investigador, escrivão, médico legista, perito criminal e delegado.
As inscrições ficarão abertas de 11 de setembro a 10 de outubro, pelo site da Fundação Vunesp, banca organizadora. As provas serão realizadas em datas diferentes conforme cada cargo:
- escrivão e investigador: 26 de novembro;
- médico legista e perito criminal: 3 de dezembro;
- delegado: 3 de dezembro.
Com exceção do delegado, que tem oferta estadual, para os outros quatro cargos os concursos são regionalizados. Isto é, há distribuição de vagas por Departamento da Polícia Civil, na capital, na Grande São Paulo ou no interior.
A corporação não estabelece altura para ingresso em seus quadros. Contudo, para ser policial civil, há necessidade de ter, no mínimo, 18 e, no máximo, 75 anos de idade.
Há reserva de vagas para pessoas com deficiência.
Como fazer a inscrição no concurso PC SP
As inscrições do concurso poderão ser feitas no período de 11 de setembro a 10 de outubro, pelo site da Fundação Vunesp, banca organizadora. O primeiro passo é preencher o formulário com todos os dados solicitados.
Em seguida, pagar a taxa de inscrição de R$113,06 para todos os cargos.
Somente doadores de sangue poderão solicitar a isenção total da taxa. Estudantes regularmente matriculados e que tenham remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou que estejam desempregados poderão pedir a redução do valor em 50%.
As solicitações de isenção ou redução da taxa deverão ser feitas de 11 a 12 de setembro, pelo portal da Fundação Vunesp, mediante envio da documentação comprobatória.