Após intensos meses de preocupação e incertezas vividos durante a pandemia, com períodos de superlotações nos hospitais, alto número de novos casos diários e mortes, a população montealtense pode vivenciar agora um suspiro de alívio em meio à pandemia.
Através dos boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura Municipal, é possível observar o bom momento comparado a meses anteriores. De acordo com a última divulgação, apenas três pacientes estão em tratamento contra a doença na cidade, sendo que destes, dois estão em isolamento domiciliar e um na UTI.
Em junho, o número de montealtenses positivados chegou a quase 800 e havia dias em que mais de cem novos casos suspeitos eram registrados. Diante de tudo isso, o que se vê agora é um momento de esperança e tranquilidade.
Nesta semana, pela primeira vez desde o início da pandemia, o estado de São Paulo não registrou nenhuma morte por Covid-19. O estado mantém a média móvel de mortes abaixo de 100; em abril deste ano, este número chegou a 890.
Em Monte Alto, o último registro de óbito consta no boletim do dia 25 de outubro. São cerca de três semanas sem novas mortes pela doença.
Especialistas atribuem os bons números ao avanço da vacinação. São Paulo é o primeiro estado a ter 90% da população adulta totalmente imunizada contra a doença, ou seja, mais de 33 milhões de pessoas com as duas doses da vacina ou com o imunizante de dose única.
Monte Alto já aplicou mais de 82 mil doses da vacina contra a doença e mais de 37 mil pessoas já estão com o esquema vacinal completo. Vale lembrar que o uso de máscara, álcool em gel e respeito ao distanciamento social continuam sendo importantes ferramentas para a prevenção. Faça sua parte.