O mês de maio de 2020 está sendo diferente em Monte Alto. Os festejos em celebração ao aniversário de fundação do município precisaram ser suspensos devido à situação de calamidade e o enfrentamento à Covid-19. Tradicionais eventos, como o Desfile Cívico, Encontro de Carros Antigos, Feira de Orquídeas, não puderam acontecer e, a Prefeitura Municipal, buscou alternativas para que a data fosse lembrada.
Na manhã de sexta-feira, 15 de maio, autoridades do município participaram de atos cívicos em homenagem ao aniversário de fundação da cidade. Às 8 horas, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Bairro Bela Vista, o padre Edson Guiaro conduziu a missa em ação de graças em comemoração aos 139 anos de Monte Alto, que foi transmitida ao vivo, no Facebook da Paróquia, alcançando quase 3 mil pessoas. Em seguida, no Paço Municipal, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo hastearam os pavilhões municipal, estadual e nacional. A breve cerimônia foi transmitida ao vivo na página da Prefeitura no Facebook. Encerrando as solenidades no feriado municipal, os representantes se dirigiram ao cemitério, unindo-se a membros das Lojas Maçônicas para agradecimento e oração junto ao túmulo do fundador do município, Porfírio de Alcântara Pimentel. Por fim, ao lado de familiares, prestaram homenagem à Marlei Martins Bianchi, única vítima fatal da Covid-19 em Monte Alto até o momento.
MAIS – A celebração continuou no domingo, 17 de maio, quando foi realizada, a partir das 9 horas, uma transmissão ao vivo dentro do Museu Histórico e Cultural “Dr. Fernando José Freire de Andrade”, com a presença do prefeito João Paulo Rodrigues, membros do Poder Executivo e jornalistas que realizaram pesquisas históricas publicadas em livros da cidade.
Participaram desta ação inédita no município o secretário de Desenvolvimento Econômico e Marketing, Rogério Menani, e os jornalistas Elton Barroso e Luiz Felipe Nunes. Entre os entrevistados, além do prefeito João Paulo Rodrigues, estiveram a secretária de Educação, Marilena Regina Maria da Silva (Nita); a coordenadora dos museus de Monte Alto, Sandra Tavares; e a coordenadora do Conservatório Musical Municipal “Maestro Mário Veneri”, Gislaine Sena Felipe. A promoção contou ainda com o apoio do diretor de Marketing, Raphael Bertolli, que colaborou nas questões técnicas da transmissão, e da secretária de Turismo e Cultura, Cida Constâncio, responsável pelo espaço que reúne elementos da história local. O vídeo completo pode ser acessado na página da Prefeitura de Monte Alto no Facebook.
O espaço foi usado ainda, a partir das 16 horas, para dois shows com a banda Vitrolla 33 (Monte Alto) e Karika Rocha (Franca), arrecadando doações à AVCC – Associação Voluntária de Combate ao Câncer; a transmissão foi realizada pela MaTV e pelo Jornal Tempo.