Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes, evento tradicionalmente conhecido por levar aos espaços públicos apresentações culturais, como música, dança e circo, abrirá o mês de novembro com uma programação diversificada.
No próximo sábado, 4, a equipe do Sesc Catanduva trará para Monte Alto uma tarde de experimentações, vivências, cultura e diversão para todas as idades. Das 16h às 20h, o Centro de Lazer do Trabalhador receberá atividades que prometem agradar diferentes públicos.
PROGRAMAÇÃO
Bikeoteca (Histórias de Nana/SP): a bordo de uma bicicleta transformada em biblioteca, o grupo busca estimular a criação de novos leitores, criando espaços sociais de trocas, encontros e de convivência atrelada ao hábito da leitura, tudo isso com um acervo de mais 300 obras. Cabeção pelo Mundo (Maria Eugênia Tita/SP): a dançarina Maria Eugênia apresenta o boneco Cabeção, inspirado em uma tradição paraense; acompanhado de instrumentação que tocará músicas ao estilo do Frevo, ele interage com os presentes, os convidando para dançar.
Cinema em realidade virtual – Amazônia Viva (Estevão Ciatta): utilizando óculos de realidade virtual, o público é convidado a acompanhar a líder indígena Raquel Tupinambá, da comunidade Surucuá, na região do Rio Tapajos, numa jornada de conscientização sobre a importância da preservação ambiental. DJs Alliblack e Emily Souza (MS/SP): ritmos da cultura negra, como blues, hip-hop, jazz, soul, samba e funk estarão presentes na apresentação destes dois artistas.
Herolino, o Faxineiro (Erickson Almeida/SP): ao se deparar com seu novo emprego – o de faxineiro em um circo – Herolino viaja em sua imaginação. Munido de um balde, uma vassoura e espanador, ele cria números incríveis de malabarismo, equilibrismo e acrobacias, transformando um simples trabalho de limpeza num verdadeiro espetáculo.
Moda do Rock (Ricardo Vigini e Zé Helder): criado com o propósito de mostrar aos seus alunos o potencial da viola caipira, fazendo releituras de clássicos do Rock and Roll no instrumento, a iniciativa já rendeu quatro discos aos professores. No repertório, estão presentes canções da bandas Ira!, Mutantes, Beatles, Queen e Led Zeppelin. Sonorilândia em Sinopets (Oficina do Dedeco/SP): o artista André Pereira Linderberg, com sua ideia de produzir instrumentos musicais a partir de garrafas pet, também ensina jogos com o objeto, além de produzir uma composição em conjunto.
Com mais de 400 artistas, o Circuito é realizado em mais de 123 cidades do estado de São Paulo. No total, serão mais de 700 ações, distribuídas em 12 roteiros diferentes. Promovido pelo Sesc São Paulo, em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais, o evento conta com 75 trabalhos artísticos, distribuídos em seis finais de semana; a programação por todo o estado segue até o dia 26 de novembro