O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem realizando, desde agosto, a coleta do Censo Demográfico. Programado para acontecer em 2020, o Censo está sendo realizado com dois anos de atraso devido à pandemia da Covid-19.
Em Monte Alto, 99% dos domicílios já foram visitados pelos recenseadores do IBGE, no entanto, o índice não reflete a quantidade de respostas obtidas, uma vez que em mais de mil domicílios não foram encontrados moradores.
Os recenseadores estão fazendo novas visitas nas residências em que não foram encontrados moradores ou em que estes se recusaram a responder o questionário, desta vez com a Lei nº 5.534 em mãos, que prevê que “toda pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE.”
A legislação determina ainda a multa de até dez salários-mínimos ao morador que se recusar a responder o Censo.
Os recenseadores também estão trabalhando no 1% de domicílio restante, que ainda não foram visitados nenhuma vez. Em caso de ausência do morador, o recenseador deve fazer, no mínimo, outras três visitas, até encontrá-lo.
Os profissionais do IBGE se apresentam sempre identificados com crachá e uniforme. Todas as informações são confidenciais e protegidas por sigilo.
O levantamento é fundamental para traçar um perfil socioeconômico do país, além de contribuir no repasse de verbas públicas e nas tomadas de decisão do governo sobre serviços básicos à população.