A EVE Air Mobility revelou neste domingo (21), na 45ª edição da Farnborough Airshow, na Inglaterra, o protótipo do eVTOL, conhecido como carro voador. A aeronave de decolagem e pouso vertical está sendo construída nas instalações de testes da Embraer em Gavião Peixoto, cidade localizada a 35 km de Araraquara.
O lançamento marcou o início da próxima fase de desenvolvimento, com previsão de testes para medir todos os aspectos da operação e desempenho da aeronave, desde as capacidades de voo até aspectos de segurança. Além disso, segundo a empresa, essa fase deve contribuir para o refinamento do design e para a funcionalidade do carro voador.
A EVE possui atualmente 2,9 mil cartas de intenção para o eVTOL. A aeronave utiliza oito hélices dedicadas para voo vertical e asas fixas para voo em cruzeiro, sem alteração na posição dos componentes durante o voo. O conceito inclui ainda um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos, que fornecem redundância de propulsão com o objetivo de garantir os mais altos níveis de desempenho, segurança e confiabilidade de despacho, além de um baixo custo de operação. No futuro, a unidade de produção dos carros voadores ficará em Taubaté.