Local é visitado por milhares de peregrinos durante todo o ano; festa litúrgica acontece no mês de dezembro; história começou com o casal Parfeta Benatti e Atilho
Imagem da Capela Antiga antiga antes de ser reformada
Na próxima terça-feira, dia 14, uma das mais antigas Capelas de Monte Alto comemora aniversário. São 90 anos de louvor e homenagem à Santa Luzia no bairro rural do Morrinho. A data será comemorada com uma missa às 19h30.
Sua fundação se remete ao casal Parfeta Benatti e Atilho. Ambos sofriam com problemas de visão e, Parfeta, pedindo a cura, fez uma promessa de construir uma capela à Santa Luzia. E assim aconteceu. Conta a história que ela foi buscar uma herança na Itália para dar início às obras; os primeiros materiais de construção foram levados ao morro em um carro de boi e o sino foi levado no ombro por Atilho. Sartunina Fonseca Benatti e Armindo Benatti, neto de Atilho, cuidaram da capela por muitos anos.
HISTÓRIA – Segundo a comunidade local, por muitos anos, o Morrinho ficou abandonado e vândalos, armados, adentraram à Igreja e atiraram na imagem da Santa, que antigamente ficava no centro do altar. Nenhuma bala atingiu a imagem e, a parede em sua volta, ficou repleta de tiros. Essa imagem permanece até hoje na Capela para os fiéis venerá-la.
Famílias integrantes da comunidade do Morrinho no ano de 1992