Campanhas de setembro reforçam a importância de temas relacionados à saúde

Mês é marcado pela conscientização sobre doação de órgãos, pela luta nacional de pessoas com deficiência e também pelas prevenção ao suicídio cujos números ultrapassam 10 mil casos por ano

 

No mês de setembro, diversos temas relacionados à saúde ganham atenção especial com as campanhas Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, e Setembro Verde, que conscientiza sobre a doação de órgãos, a inclusão de pessoas com deficiência e a prevenção ao câncer de intestino.
Considerado um dos tipos de câncer mais frequentes em homens e mulheres no Brasil, o câncer colorretal é um tumor que acomete o intestino grosso. O número estimado de casos novos deste tipo de câncer para cada ano do triênio de 2023 a 2025 é de 45.630, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Os principais fatores de risco da doença estão associados ao comportamento, como sedentarismo, obesidade, consumo regular de álcool e tabaco e baixo consumo de fibras, frutas, vegetais e carnes magras. Outros fatores estão associados a condições genéticas ou hereditárias.
O mês de setembro também é dedicado às pessoas com deficiência e visa conscientizar a população sobre a importância da inclusão. A campanha teve início em 2015 e foi instituída pela Federação Nacional das Apaes do Estado de São Paulo.
Além das duas campanhas, o ‘Setembro Verde’ também conscientiza a sociedade sobre a importância da doação de órgãos, ato por meio do qual podem ser retirados órgãos ou tecidos de uma pessoa viva ou falecida para serem utilizados no tratamento de outras pessoas.
Um único doador pode salvar a vida de, pelo menos, dez pessoas que aguardam por transplantes.
SETEMBRO AMARELO – Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que os casos de suicídio no Brasil cheguem a 14 mil por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Para conscientizar a população acerca do tema, foi criada a campanha Setembro Amarelo, em 2015.
A OMS destaca que 100% dos casos de suicídio estão relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Em 2023, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”.
O Centro de Valorização da Vida (CVV), que presta serviço voluntário de prevenção ao suicídio, atende pelo telefone 188 e a ligação pode ser feita de qualquer lugar do país, 24 horas por dia.

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de