Campanha de vacinação contra a dengue teve início em Monte Alto

Doses da vacina Qdenga estão sendo aplicadas em crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos

Desde terça-feira, 25, as Unidades Básicas de Saúde de Monte Alto deram início à campanha de vacinação contra a dengue, aplicando doses da vacina Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda.

O imunizante foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023, pelo Ministério da Saúde; o país é o primeiro a ofertar, gratuitamente, a vacina dentro do sistema público universal. A incorporação do fármaco foi analisada e aprovada de maneira célere pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS).

A campanha tem como público-alvo crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, sendo nessa faixa etária que se concentra o maior número de hospitalizações causadas pela doença. Segundo informações do MS, foram 16,4 mil casos registrados entre 2019 e 2023.

O esquema vacinal será estabelecido em duas doses, com intervalo de três meses entre cada uma delas. É importante alertar que, caso tenha sido confirmado que a pessoa foi infectada pelo vírus da dengue, recomenda-se que ela aguarde seis meses para receber a dose da vacina.

Todas as UBSs da cidade estão aplicando o imunizante, com exceção da Sílvio Govoni e da Ezídio Pelloso, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no