Agosto é o mês dedicado às ações de estímulo ao aleitamento materno e promoção de informações sobre a importância da amamentação, fundamental para a saúde e o desenvolvimento de bebês.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida reduz em até 63% as internações hospitalares por doenças respiratórias, como bronquiolite, pneumonia e gripes.
Além disso, o leite materno reduz o risco de a criança desenvolver diarreia, hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. O aleitamento materno protege do risco de morte principalmente nos primeiros cinco anos de vida.
O leite materno evita doenças porque contém imunoglobulina A, proteína que age na proteção das mucosas do sistema respiratório do bebê, evitando a progressão de infecções, além de reduzir a exposição e a absorção intestinal de alergênicos responsáveis pelas doenças respiratórias. Segundo especialistas, a amamentação prolongada acima de seis meses pode trazer ainda mais benefícios.
Os benefícios da amamentação também se estendem às mães, que ficam mais protegidas à incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio, às doenças cardiovasculares e à osteoporose.
No Brasil, a campanha ‘Agosto Dourado’ foi instituída pela Lei Federal nº 13.345, de 2017, e a cor dourada foi escolhida pois simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano. Durante a primeira semana do mês, há intensificação nas ações em prol da Semana Mundial de Aleitamento Materno.
A Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação é responsável por definir, a cada ano, o tema a ser trabalhado durante a Semana. O Ministério da Saúde, por sua vez, adapta o tema ao nosso país. O escolhido para 2023 é: “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.
O objetivo é informar a sociedade sobre a importância da licença remunerada e apoio no local de trabalho para facilitar a amamentação. Este apoio no ambiente de trabalho influencia diretamente, de forma positiva, a saúde e o bem-estar tanto das mães quanto dos bebês.