Nesta quarta-feira, 10, a região da Mogiana deu início ao projeto para criação de uma marca própria a fim de desenvolver o turismo local. O workshop, que aconteceu em Ribeirão Preto, debateu estratégias para a criação de um place branding, incluindo um posicionamento, identidade verbal e visual e um plano de implementação da marca.
O encontro teve a presença do secretário de Turismo e Viagens do estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, profissionais da FEA-USP e representantes dos outros 18 municípios que compõem a região: Barrinha, Brodowski, Cravinhos, Dumont, Guariba, Jardinópolis, Jaboticabal, Mococa, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho.
Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto, foi o responsável por abrir o evento junto ao presidente do CMM, Rodrigo Mello Marques – prefeito de Luiz Antônio, do prefeito de Dumont, Alan Ferracini e da prefeita de Monte Alto, Maria Helena Rettondini.
A chefe do Executivo municipal, quando convidada a fazer uso da palavra, destacou o mapeamento dos pontos turísticos e os esforços para que toda a população passe a pertencer ao turismo, reconhecendo o que o Monte Alto tem e recebendo os turistas, que cada vez mais visitam o município.
O Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dedatur), da Secretaria de Turismo e Viagens paulista, liberou R$ 12,8 milhões para obras turísticas nos municípios integrantes da região entre 2019 e 2022. Neste ano, R$ 4,3 milhões foram librados para novos convênios.
“É uma das regiões paulistas de altíssimo potencial para o turismo. As marcas criam uma identificação com o consumidor, um reconhecimento para o destino e atraem ainda mais visitantes para a região”, afirma Vinícius Lummertz.