Por meio da Moção de Congratulação nº 06/2023, o presidente do Legislativo, Thiago Cetroni, parabenizou o Grupo de Apoio às Mães Atípicas (GAMA) pelo admirável, louvável e amoroso trabalho em desenvolver e construir um ambiente de convívio mais confortável e igualitário para com as crianças e seus familiares.
O grupo é uma associação social cujos integrantes prestam apoio às mães de crianças que são diagnosticadas com o Transtorno de Espectro Autista (TEA).
Cetroni ressalta que o GAMA é composto por profissionais de diversas áreas, como educadores, psicólogos e assessores jurídicos, que possibilitam a devida assistência em quaisquer demandas que as crianças necessitarem, bem como orientar e prover um ambiente de acolhimento e troca de experiências entre os familiares destas pessoas.
Nos últimos anos, de acordo com o parlamentar, o TEA mostra-se cada vez mais recorrente, estimulando, desse modo, a necessidade de se criar uma rede de apoio que proporcione um suporte adequado tanto para os indivíduos com a condição, quanto para seus familiares.
A criação do grupo, no município, se deu em 2022, e sua atuação vem sendo reconhecida por toda a população, tendo suas últimas ações sendo realizadas na ‘Caminhada de Conscientização sobre o Autismo’, e a ‘Oficina Autismo e Ciência’, promovida no Museu de Paleontologia.
Yasmim Garbin, convidada a representar o grupo na tribuna, agradeceu a Thiago Cetroni pelo reconhecimento e comentou que o grupo, idealizado por Alessandra Vicentini, conta, atualmente, com 87 membros.
Ela solicitou aos parlamentares um espaço para que sejam feitos encontros do GAMA, a fim de que os integrantes possam trocar experiências e participarem de palestras. Com apoio dos demais edis, Cetroni ofereceu as dependências da Câmara Municipal para o grupo desenvolver suas atividades.