O plenário da Câmara Municipal recebeu, entre os dias 23 e 25 de maio, a quarta edição da Semana Municipal de Educação sobre Parto e Nascimento Saudável.
Instituída por lei, de autoria do vereador Thiago Cetroni, os encontros, realizados no período noturno, trouxeram uma série de temas relacionados à gestação, recepção e alimentação dos recém-nascidos.
Além da participação gratuita, a Semana contou com transmissão pela página da Câmara, no Facebook. Neste ano, o encontro foi promovido pela Secretaria de Saúde e pelo presidente da Casa, Thiago Cetroni, sob organização da consultora de amamentação, Annelise Lapola de Oliveira e da nutricionista Shelly Cetroni.
Empresas locais também apoiaram o evento, patrocinando brindes, que foram sorteados entre os participantes nos três dias de encontro.
Temas como “Vou ser pai e agora?” “Como gestar com a mãe”, “Recepção saudável do recém-nascido: protocolos atualizados e evidências científicas”, “Saúde mental materna”, “Aleitamento materno e nutrição materno infantil – Oficina de manejo da Amamentação” e “O que devemos saber para garantir um parto e nascimento saudável?”, foram os destaques do evento.
Na abertura da Semana, que fez parte do calendário de comemorações aos 142 anos de Monte Alto, Cetroni, comentou sobre o Instituto Materno Infantil, espaço pensado pelo Executivo, com foco voltado às gestantes e aos bebês nos primeiros três meses de vida, e que tem por objetivo oferecer especialização e um acompanhamento profissional na área.
Com a previsão orçamentária de R$ 490 mil, o espaço já conta com 64% do valor adquirido, por meio de emenda parlamentar do deputado Arnaldo Jardim e de emendas parlamentares de Cetroni. O montante que ainda falta já foi autorizado pela prefeita, Maria Helena Rettondini, permitindo, desse modo, o início do processo licitatório.
O local escolhido para a construção do projeto foi o terreno que está localizado ao lado da UBS Ezídio Pelloso, na Vila Municipal.
Ao lado da secretária de Saúde, Vanessa Simão Christófaro Bastos, e do diretor de Promoção da Saúde, Murilo César de Oliveira Fanelli, a chefe do Executivo, Maria Helena, falou sobre a importância da rede de proteção à gestante e ao bebê, que o Instituo objetiva permitir e ampliar.